São Tomé acolhe Cimeira da CPLP sobre segurança alimentar e nutricional

0

Está a decorrer desde segunda-feira, 21, em São Tomé e Príncipe, a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sobre segurança alimentar e nutricional.

Melba Afonso – Rádio Jubilar, São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe assumiu nesta quinta feira, 24 de agosto, a presidência do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN) da CPLP para os próximos dois anos. A passagem da pasta foi feita entre o Ministro da Agricultura e Florestas de Angola, António Francisco, e o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento, de São Tomé e Príncipe, Abel Bom Jesus.

O CONSAN-CPLP foi criado em Moçambique em julho de 2012 na Cimeira de Maputo, com o objetivo de promover a intersetorialidade e a participação social na coordenação de políticas, legislação e programas de ação para a segurança alimentar e nutricional e, por esta via, contribuir para materializar as prioridades estabelecidas na CPLP, no combate à fome, mal nutrição e pobreza na Comunidade.

A cerimónia da passagem da pasta foi realizada no CATAP (Centro de Aperfeiçoamento Técnico e Agropecuário) durante a IV Reunião Ordinária CONSAN da CPLP, e testemunhada pela Ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos Ilza Amado Vaz, em representação do Governo.

O novo presidente do CONSAN, Abel Bom Jesus, na sua intervenção assumiu que” os dois anos que estará à frente da presidência, buscará mecanismos, partilhará com os colegas, tanto agricultores como também ministros, as melhores formas para se encontrarem soluções ao problema agrário”. 

Na sua expectativa, a Ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, Ilza Amado Vaz, disse acreditar que “esta 4ª reunião CONSAN-CPLP permitirá analisar as políticas dos Estados e da Comunidade, as estratégias para melhorar a alimentação, a nutrição e a agricultura familiar, bem como incentivar a partilha das vertentes e especificidades económicas e financeiras, geográficas, sociais e políticas dos Estados membros”.

Oiça aqui a reportagem e partilhe

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui