Teve início numa das unidades hoteleiras de São Tomé e Príncipe o décimo terceiro fórum das Comunicações da CPLP e XV Assembleia geral da ARCTEL, sob o tema “O papel das telecomunicações no desenvolvimento dos Países insulares: desafios e oportunidades”.
Melba Afonso – Rádio Jubilar, São Tomé e Príncipe
O encontro foi promovido pela Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe (AGER), em colaboração com a Associação de Regulação de Comunicação e Telecomunicação da CPLP (ARCTEL) e terá a duração de três dias.
No discurso de abertura, a Presidente da Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe (AGER), Sesneica Leal, enfatizou a importância das tecnologias de informação, não esquecendo as limitações do País.
ARCTEL é uma instituição reguladora da comunicação da CPLP e tem a sua visão assente na ajuda da criação de um ambiente institucional e regulador com base na inovação e no desenvolvimento das telecomunicações, e o seu Presidente Artur Coimbra de Oliveira apresentou o seu maior desafio.
O Director de Cooperação da CPLP, em representação do Secretário Executivo da CPLP Manuel Lapão, falou do papel que as tecnologias assumem hoje.
E o Ministro das Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Adelino Rosa Cardoso, garantiu que São Tomé e Príncipe encontra-se numa espiral positiva no que concerne à governação digital.
De salientar que o décimo terceiro fórum das comunicações da CPLP e XV Assembleia geral da ARCTEL estão a decorrer numa das unidades hoteleiras do País, sob o tema “O papel das telecomunicações no desenvolvimento dos Países insulares – desafios e oportunidades”.