“Ó Senhor, abençoe nosso povo! Ajude todos nós a dar todos os nossos dons, conhecimentos, habilidades e talentos profissionais ao serviço da Ucrânia. Ajude-nos, para que com o nosso trabalho e o nosso profissionalismo tudo possamos fazer para que a nossa Pátria seja cada vez melhor e se desenvolva. Ó Deus, abençoe nossa terra ucraniana por meio de nosso trabalho! Ó Senhor, abençoe nossas meninas e meninos no front! Ó Senhor, abençoa nossa Pátria com Tua paz justa e celestial!”
grandeza a Jesus Cristo!
Queridos irmãos e irmãs em Cristo!
Hoje é domingo, 19 de fevereiro de 2023 e aqui na Ucrânia já é o 361º dia de uma guerra brutal e em vasta escala, que o ocupante e agressor russo trouxe para nossa terra.
Mais uma vez, durante o último dia, nossa terra ucraniana se tornou o epicentro de um ataque massivo de mísseis da Rússia. De acordo com os relatórios da manhã, sabemos que pelo menos quinze mísseis de cruzeiro russos atingiram nossas cidades: nas regiões de Khmelnytskyi, Dnipropetrovsk, Donetsk e Kherson. Nossa Khmelnytskyi está ferida. Pelo menos cinco civis foram mortos e cerca de dez feridos por mísseis russos no último dia. Mas ainda não conhecemos todas as vítimas até o final, porque o trabalho de resgate ainda está em andamento. Nossa região de Kharkiv, em particular as cidades de Kupyansk e Vovchansk, foi novamente atacada. Novamente lá, naquelas terras sangrentas, há mortos e feridos. Combates pesados estão acontecendo em nossa região ucraniana de Luhansk e na região de Donetsk. Nossa corajosa cidade de Bakhmut está resistindo seguro. Combates pesados estão acontecendo perto de Avdiivka. Além disso, em nossa Zaporizhzhia perto das cidades de Orikhove e Huliaipole. A cidade ucraniana de Vuhledar resiste.
Hoje, como nos dias anteriores, agradecemos ao Senhor Deus por estarmos vivos, por podermos trabalhar hoje, por podermos servir ao Senhor Deus e ao nosso querido povo.
Hoje é um dia santo, o dia do Senhor, domingo. Todos nós corremos para nossos templos para ficar diante da face de Deus. Hoje em nossa Igreja, em todas as igrejas, ouve-se a palavra de Deus no Evangelho, onde ouvimos uma descrição do terrível Juízo Final. Segundo o nosso calendário, hoje é o Domingo do Juízo Final. E sempre será ouvida a palavra de Deus, que nos diz: “quando o fizestes a um destes meus pequeninos, foi a mim que o fizestes” (Mateus 25, 40).
Este dia, este domingo em nossa igreja é um domingo de serviço social. Pedimos a todos os nossos fiéis que venham aos nossos templos e façam uma doação para que possamos atender os mais necessitados. Nossa oração e nossas boas ações hoje podem salvar vidas humanas. O serviço social é uma continuação do culto a Deus mas além dos limites, fora das paredes de nossas igrejas.
Hoje queremos mais uma vez dizer: a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia reza!
Hoje também continuamos nossas reflexões sobre o tema da vocação. Hoje gostaria de chamar a vossa atenção para o tema da vocação centrando-me num determinado campo ou área da aividade humana, em uma determinada ocupação, numa determinada profissão. A Igreja, nossa Igreja de Kyivan, tem sido a mãe e mestra de seu povo desde os tempos antigos. A Igreja sempre criou alguns espaços de educação e ciência. Em particular, a nossa Igreja nos tempos modernos sempre ajudou os seus fiéis a adquirir os melhores exemplos de conhecimentos e competências profissionais. A Igreja sempre apoiou e pediu para desenvolver escolas profissionais e várias especialidades modernas, porque a vocação para uma determinada profissão é um dom especial de Deus.
Sabemos que se nós, como seres humanos, como profissionais de uma determinada especialidade, quando não estamos crescendo a cada dia, então estamos em decadência. Se não evoluímos, começamos a nos degradar. Portanto, não importa em que tipo de atividade uma pessoa esteja envolvida, ela deve sempre melhorar no que faz.
Se uma pessoa escolheu uma profissão que corresponde à sua vocação pessoal, ela está realmente feliz com o que faz. Quantas vezes admiramos aquelas pessoas que são médicos por vocação, professores por vocação. Então, aquele que realiza esse serviço profissional sente-se verdadeiramente feliz no que está fazendo.
Por isso é tão relevante ajudar os jovens a escolher a profissão que corresponde à sua vocação pessoal. É necessário que cada pessoa que adquire uma profissão sinta essa vocação para o seu trabalho ou ofício.
Buscando este chamado para uma determinada profissão, cada um de nós deve achar e descobrir em si mesmo um dom especial de Deus que nos chama para aquele tipo de atividade. Para a sociedade ucraniana moderna, esse problema é extremamente relevante, porque uma parte significativa dos jovens adquire uma profissão, infelizmente, não por vocação, mas apenas para enriquecimento material, ou em vista de algumas marcas modernas, ou a popularidade de uma ou outro tipo de atividade, e então se sente infeliz e insatisfeito com o que está fazendo. Quantos jovens se formam em escolas de ensino superior em uma especialidade e depois a abandonam, negligenciam e trabalham em uma especialidade completamente diferente. Por isso é tão relevante ajudar o jovem a compreender, distinguir e escolher exatamente a profissão para a qual o Senhor o está chamando.
É muito relevante entender que meu trabalho, minha especialidade, deve trazer o bem para outra pessoa. Ao escolher uma profissão, deve-se pensar não tanto no próprio enriquecimento, mas em como, com a ajuda dessa especialidade, pode-se trazer mais o bem, fazer o bem e servir ao seu povo e à sua Pátria. Nossa profissão é apenas um meio, uma ferramenta para servir.
Portanto, hoje agradeçamos ao Senhor Deus por todos aqueles que trabalham e se sacrificam com sua profissão para fortalecer nosso estado, para construir o bem comum de nosso povo.
Hoje, neste domingo, rezemos por nossa Pátria. Ó Senhor, abençoe nosso povo! Ajude todos nós a dar todos os nossos dons, conhecimentos, habilidades e talentos profissionais ao serviço da Ucrânia. Ajude-nos, para que com o nosso trabalho e o nosso profissionalismo tudo possamos fazer para que a nossa Pátria seja cada vez melhor e se desenvolva. Ó Deus, abençoe nossa terra ucraniana por meio de nosso trabalho! Ó Senhor, abençoe nossas meninas e meninos no front! Ó Senhor, abençoa nossa Pátria com Tua paz justa e celestial!
Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
19.02.2023