Nesta quinta-feira, Portugal registrava 18.091 casos confirmados de Covid-19 e 599 mortes.
Vatican News
O Seminário Maior da Diocese de Coimbra colocou 34 quartos e 45 camas à disposição dos profissionais de saúde que trabalham na linha da frente de combate à pandemia.
Falando à Agência Ecclesia, o reitor do seminário, padre Nuno Santos, explicou que “muitos têm receio de contaminar os familiares, outros vivem distante, e o seminário quis disponibilizar 34 quartos e 45 camas para que havendo essa necessidade possamos estar a responder nesta hora este aconchego e disponibilidade”.
O sacerdote explicou que o seminário está no centro de Coimbra, “próximo dos hospitais”, tem um jardim, sendo um “espaço de silêncio” – não obstante a cidade esteja mais silenciosa nestes dias –mas ali podem descansar, podem reabastecer as energias e a espiritualidade.
Mesmo com as medidas adotadas que dificultam a realização de mais ações concretas e mesmo de maior proximidade a estes profissionais de saúde, padre Nuno recorda que com este gesto é possível “estabelecer uma ponte muito grande com a cidade”.
Em seus 270 anos, o Seminário Maior de Coimbra sempre focou suas atividades na formação de sacerdotes, e sua localização permite vislumbrar a cidade de Coimbra.
“A natureza, o descobrirmos o olhar sobre a cidade, o redescobrirmos também Deus, na minha perspectiva, que constrói as cidades, que não as abandona, que está na história de cada uma destas vidas que a cidade tem também é um lugar de espiritualidade”, declarou padre Nuno Santos à Agência Ecclesia.