Seminaristas da Diocese de Governador Valadares realizam Retiro Espiritual

0

Tendo em vista as dimensões espirituais e comunitárias dos seminaristas, tornou-se tradição iniciarmos o período formativo com o retiro espiritual. Neste ano, ocorrido entre os dias 10 e 13 de fevereiro, no Centro de Líderes – CENTREL, conduzido pelo Reverendíssimo Padre Marcos Tiago da Silva, Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Luz e Chanceler da Diocese de Luz.

O encontro contou com a participação dos 16 seminaristas de nossa diocese, do corrente ano, em suas três etapas formativas – propedêutico, discipulado e configuração – bem como a presença dos padres formadores: Pe. Euler Rodrigues, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora; Padre Lucas Aredes, formador da etapa do propedêutico e Padre Serafim Vinicius, padre responsável pela dimensão espiritual das casas.

Utilizando-se da perspectiva e método proposto por Santo Inácio de Loyola e dentro de sete colocações, Padre Marcos Tiago dirigiu aos seminaristas sobre temáticas pertinentes a vida de oração interior, a relação com Deus, a relação do eu com o outro, as dimensões pessoais e “crística” do chamado; com quais olhos contempla-se a vocação; a teologia do cálice; e como se pode realizar as obras de Deus na vida formativa.

Além das exposições que levaram os seminaristas a momentos de reflexões pessoais, o retiro conta com valiosos momentos de convivência, garantindo união, troca de experiências e um rico momento de acolhida, principalmente daqueles que ingressam no ano propedêutico.

Por meio dos momentos de orações comunitárias — orações canônicas da liturgia das horas (laudes, hora média e vésperas), missas, recitação do santo terço, hora santa, momento penitencial — os seminaristas puderem perscrutar aquilo que Deus reservara a cada coração para estes frutuosos dias. Na oportunidade, também puderem ir ao encontro do sacramento da reconciliação com o Pai da Misericórdia, por meio da confissão individual, preparando cada um ali presente para uma fecunda quaresma: tempo de verdadeira conversão.

O retiro encerrou-se no dia 13 de fevereiro com a celebração eucarística presidida pelo nosso Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, e concelebrada pelos padres formadores. Na oportunidade, o epíscopo local dirigiu a homilia aos presentes, destacando a atenção para o cuidado com o “fermento bom e ruim” e suas consequências em nossas vidas pessoais, comunitárias e de oração. No fim da liturgia eucarística, em nome de toda a comunidade, o Seminarista Aderson Mariano dirigiu uma mensagem de agradecimento ao palestrante, posteriormente, Padre Euler endossou os agradecimentos dirigidos ao Padre Marcos Tiago, em nome de todo o corpo formativo e de nossa Diocese de Governador Valadares.

Saulo Nunes – Seminarista

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui