Site dos bispos do Canadá abre espaço dedicado à luta contra o racismo

0

Todas as formas de discriminação social ou cultural devem ser “eliminadas já que são incompatíveis com o plano de Deus”, enaltece a Conferência Episcopal ao expor o novo espaço on-line. A seção será constantemente atualizada com documentos e pronunciamentos históricos da Igreja em relação a temas sobre o racismo e discriminação.

Vatican News

Acabar sendo atualizado com um clique sobre os documentos e pronunciamentos da Igreja local e universal em relação a temas sobre o racismo e a discriminação agora é possível graças à seção especial inaugurada no site da Conferência Episcopal do Canadá, ou seja, no www.cccb.ca. O espaço on-line será constantemente atualizado através de links históricos.

Como a religião pode contribuir

Ao expor a nova seção, os bispos lembram que o mundo já está em plena Década Internacional, de 2015-2024, dedicada ao reconhecimento, à justiça e ao desenvolvimento dos povos de origem africana, de acordo com o que foi decidido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2014: “esse ponto intermediário oferece um momento oportuno para conhecer melhor sobre o alcance do ensinamento católico sobre o racismo e sobre as diversas formas de discriminação e exclusão racial e étnica, que se manifestam”.

Os bispos prosseguem, afirmando que o ensinamento sempre atualizado da Igreja nos lembra que:

“A igualdade dos homens se baseia essencialmente em sua dignidade como pessoas e nos direitos que dela derivam: todas as formas de discriminação social ou cultural nos direitos fundamentais da pessoa com base no sexo, raça, cor da pele, condições sociais, língua ou religião devem ser contidas e eliminadas já que são incompatíveis com o plano de Deus.”

A explanação dos bispos segue o que está escrito no Catecismo da Igreja Católica, n. 1935, citando o Concílio Vaticano II, a Encíclica Gaudium et Spes e a Constituição Pastoral sobre a Igreja no mundo moderno.

Vatican News Service – RB

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui