Basta um telefonema para receber o conforto e a proximidade neste período de emergência do coronavírus. A diocese italiana de Melfi-Rapolla-Venosa, da Província de Potenza, junto à Cáritas local, dá forma à “fantasia da caridade”, tão motivada pelo Papa Francisco, e coloca à disposição um serviço de escuta e suporte psicológico à comunidade.
Andressa Collet – Cidade do Vaticano
Na região italiana da Basilicata, na diocese de Melfi, existe um “telefone do coração”, uma linha da Cáritas local que responde àqueles que precisam de ajuda, suporte financeiro ou simplesmente querem conversar um pouco neste período de emergência do Covid-19. O serviço está disponível de segunda à sexta-feira, das 17h às 19h (+39 3291679931).
Para realizar a iniciativa de assistência comunitária, o bispo de Melfi-Rapolla-Venosa, Dom Ciro Fanelli, conta que uniram as forças com os hospitais e as instituições civis do território para remodelar os serviços que já estavam sendo disponíveis na diocese em relação à proximidade junto às faixas mais vulneráveis da sociedae. “Ativamos uma rede de apoio recíproco”, afirma o bispo: “quem precisar de qualquer instituição sanitária, nós também estamos disponíveis para nos colocar em jogo, inclusive com ofertas especiais que os fiéis estão prontos a recolher”.
A proximidade digital
A difusão do vírus na região de Melfi não causa particular preocupação, tranquiliza Dom Ciro, mas “o temor é grande também aqui, escutando as notícias”. Por isso, as paróquias continuam espiritualmente próximas aos fiéis, com as missas sendo transmitidas via streaming. O bispo celebra diariamente, às 19h locais, com transmissão pelo Facebook.