Trabalhar a Memória para que o mal não se repita

0

No ano em que o Colégio Português, em Roma, celebra 125 anos de existência, um dos seus ilustres reitores, o P. Joaquim Carreira, que salvou numerosas vidas humanas do nazismo, veio à tona através da atribuição do Prémio Giuseppe de Carli ao filme, “A Lista do P. Carreira”, e dum encontro sobre o filme integrado na efeméride do Colégio. A Roma, vieram os realizadores do filme, António Marujo e Joaquim Franco, jornalistas, respetivamente, do “7 Margens” e da TVI/CNN Portugal. Falamos com eles.

Dulce Araújo – Vatican News 

A reportagem televisiva “A Lista do Padre Carreira” da autoria dos jornalistas portugueses, António Marujo e Joaquim Franco, foi galardoado na 8ª edição do Prémio “Giuseppe de Carli”. Foi no dia 10 de dezembro 2025, em Roma, na Universidade Pontíficia Santa Croce. Uma iniciativa que envolveu essa Universidade, a ISCOM (Associação de Comunicação), ambas ligadas ao Opus Dei, e naturalmente a promotora do Prémio, a Associação Cultural Giuseppe De Carli, conceituado jornalista italiano, falecido em 2010, e que se distinguiu pela seriedade com que tratava a informação religiosa, de modo particular da Igreja católica.

O Prémio desdobra-se em diversas categorias, tendo “A lista do Padre Carreira” vencido o 2º Prémio na categoria “Testemunhas de Esperança”, por revelar, com graça, pesquisa, sobriedade e eficacidade, uma figura pouco conhecida do tempo do nazi-fascismo em Roma. Trata-se exatamente da figura do P. Joaquim Carreira que protegeu dezenas de pessoas no Colégio Português, em Roma, de que era Reitor por altura da II Guerra Mundial.

Este Prémio vem juntar-se a um outro recebido já pelos dois jornalistas portugueses por esta reportagem, produzida pelo jornal digital “7 Margens” e pela TVI/CNN Portugal. Mais do que um prémio pessoal, é a valorização de uma história que tem algo a dizer ao mundo de hoje – frisa António Marujo, do “7 Margens”, ao falar do significado do Prémio:

Mas quem era, exatamente, o P. Joaquim Carreira?

Uma história contada na reportagem televisiva juntamente com Joaquim Franco que – explica o Marujo – tem mais experiência televisiva do que ele e, com outros membros da equipa, conseguiram dar vida a um documentário extraordinário.

Quanto a Joaquim Franco, jornalista da TVI/CNN Portugal, explica:

O Documentário televisivo tem duas versões de duração ligeiramente diferente e que passaram ambas na televisão, com grande adesão de telespectadores, o que encheu de orgulho os seus realizadores.

Princípios jornalísticos que vão de encontro as linhas de Giuseppe De Carli que dá nome ao prémio e que Joaquim Franco vê como uma referência:



Os premiados da 8ª edição do Prémio “Giuseppe de Carli”

De entre os outros premiados, destaque para a jornalista italiana, Lucia Bellaspiga, do Jornal Avvenire (CEI) pelo artigo “lar Mondo: la nostraa follia di amore” sobre uma família italiana com três filhos e que, mesmo assim, acolhe 20 jovens migrantes; e a jornalista Fausta Speranza do Dicastério do Vaticano para a Comunicação e a revista Família Cristã que fez uma reportagem sobre o Museu da Custódia da Terra Santa em que salienta a convivência entre religiões diferentes.

A entrega dos prémios foi precedida de uma mesa redonda sobre o tema “Da esperança à ação: recozer o mundo” com a intervenção de peritos em comunicação, sociologia e do Cardeal Fabbio Baggio, sub-secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Cardeal Fabio Baggio, intervindo na cerimónia de premiação

Cardeal Fabio Baggio, intervindo na cerimónia de premiação

No que toca à “Lista do P. Joaquim Carreira”, de salientar que foi também tema de um encontro no dia 11/12/25, no Colégio Português, que este ano celebra 125 anos de existência, motivo pelo qual os seus membros foram recebidos em audiência pelo Papa Leão XIV a 25 de outubro passado, tendo sido exortados pelo Pontífice a edificarem uma lar colegial que seja acolhedora, como deve ser a Igreja.

Oiça aqui a peça inteira transmitida na rubrica “África Global” 

Fotos: cortesia da Associação Cultural, Giuseppe De Carli – Para a Informação Religiosa.

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui