O Santo Padre deseja desta forma manifestar a sua proximidade às pessoas doentes, em quarentena e que não podem se deslocar. A Celebração Eucarística cotidiana às 7h na capela de sua residência, representa uma das novidades do Pontificado de Francisco. Mas pela primeira vez, as Missas estão sendo transmitidas, com a divulgação das homilias na íntegra.
Cidade do Vaticano
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou neste sábado, 14, que diante da situação criada com a difusão do coronavírus, “o Santo Padre decidiu que a Santa Missa por ele celebrada na Santa Marta às 7 horas da manhã, continue a ser transmitida ao vivo também no domingo, 15 de março, e por toda próxima semana”.
Angelus e Audiência Geral
O comunicado também recorda que “para cumprir as regras que impõem a proibição de aglomerações, a fim de evitar a propagação do vírus COVID-19, a oração do Angelus do Santo Padre no domingo 15 de março e a Audiência Geral da quarta-feira, 18 de março, serão transmitidas ao vivo pela televisão, e também no site do Vatican News, canal youtube e facebook. As imagens serão distribuídas pelo Vatican Media às mídias que fizerem a solicitação, a fim de alcançar os fiéis de todo o mundo.
Cardeal Angelo Comastri
Também terão continuidade as transmissões do Angelus e da oração do Santo Terço ao meio-dia (à exceção do domingo), direto da Basílica de São Pedro, com o vigário do Papa para a Cidade do Vaticano, cardeal Angelo Comastri, que nos domingos 15, 22 e 29 de março, sempre às 10h30 (horário italiano), celebra a Santa Missa do Altar da Cátedra da Basílica vaticana.
Atividades do Santo Padre neste sábado
E o Papa Francisco deu continuidade às suas atividades. Na manhã deste sábado recebeu em audiência o cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos; o cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais; o arcebispo Santo Gangemi, núncio apostólico em El Salvador e observador extra-regional da Santa Sé no Sistema de Integração Centro-Americano; a irmã Yvonne Reungoat, superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora e o dr. Cav. Ambrogio M. Piazzoni, vice-prefeito da Biblioteca Apostólica do Vaticano, acompanhado pela esposa, em visita de despedida