O SECAM, Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar presta homenagem ao Papa Emérito, Bento XVI, e põe em relevo a visão do Pontífice que convocou a II Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a África.
Dulce Araújo – Vatican News
“A Igreja Família de Deus em África e Madagáscar recebeu com grande tristeza e profunda emoção a notícia da morte do Papa Emérito, Bento XVI, no sábado 31 de dezembro de 2022” – lê-se numa mensagem assinada pelo Cardeal Fridolin Ambongo, Vice-Presidente do SECAM.
Este grande servo de Deus, que regressa à lar do Pai, com toda a serenidade, na oitava do Natal deu, ao longo do seu ministério pontifício, um grande testemunho da nova evangelização ; um servidor do amor na verdade (Caritas in veritate). Serviu toda a Igreja com tanta abnegação e trabalhou incansavelmente em prol da justiça, da paz, da reconciliação e do colóquio entre culturas – escreve o Cardeal.
O Arcebispo de Kinshasa sublinha ainda que « O povo africano sabe que Bento XVI sempre o teve a peito ao longo do seu pontificado. Convocou a segunda Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para África a fim de dar à Igreja de Deus no continente africano um novo ímpeto carregado de esperança evangélica e caridade. Encorajou a África a confiar em si mesma para se erguer com dignidade. Ele viu nela “o pulmão espiritual para uma humanidade que parecia estar em crise de fé e esperança” Africae Munus 13.”
A Igreja em África e Madagáscar – garante o Cardeal Ambongo – «reza fervorosamente ao Senhor para que acolha este servo fiel do Evangelho no seu Reino de paz e luz. »
O Vice-Presidente do SECAM conclui, exprimindo em nome pessoal e do organismo que representa, a homenagem da Igreja de África e Madagáscar a Bento XVI, que « olhou para a África com fervor, convicção e generosidade.»
Recorde-se que o Presidente eleito do SECAM, Cardeal Richard Baawobr, do Gana, faleceu em finais de novembro de 2022, aos 63 anos de idade, poucos meses depois de ter sido criado Cardeal.