O “Sant’Egidio Summer”, que faz referência ao nome do movimento internacional de leigos, está realizando o projeto em toda a Itália onde há sede da comunidade, já que acontece no período de verão na Europa, isto é, em julho e agosto. As iniciativas, sempre em respeito às normas vigentes para conter a Covid-19, incluem visitas a parques e museus, por exemplo.
Vatican News
Passeios para os idosos, visitas a parques e museus para os pobres, e escolas de verão para crianças: essas são as propostas da Comunidade de Sant’Egidio para aqueles que estão em dificuldade e são os mais afetados pelas consequências da pandemia. Tudo, porém, realizado em respeito às medidas de contenção da Covid-19.
O Verão Solidário acontece nos meses de julho e agosto. Em toda a Itália, onde está presente a Comunidade de Sant’Egidio, não se interrompe no verão a presença junto aos pobres. De fato, continua a distribuição itinerante de refeições no jantar aos moradores em situação de rua, mantendo os refeitórios e os centros de ajuda abertos, e propondo aos pobres, “amigos durante todo o ano”, visitas aos lagos, ao mar ou às montanhas, mas também a parques e museus.
O #santegidiosummer quer oferecer um período de amizade e solidariedade para que o distanciamento físico nunca se torne isolamento e solidão, e para tornar as férias possíveis graças ao compromisso gratuito de muitos voluntários. Para as crianças, a comunidade ainda propõe a “Escola de Verão da Paz”, que já envolveu, somente em Roma, milhares de estudantes do Ensino Fundamental e Médio em 20 bairros da periferia. A partir da metade do mês, 150 crianças ciganas estarão envolvidas em atividades de apoio escolar e educacional.
Vatican News – TC