Com a Solenidade de Nosso Jesus Cristo, Rei do Universo, na celebração do Dia Nacional do Laicato, que acontecerá no dia 20 de novembro de 2022, a Igreja no Brasil, em comunhão com todas as comunidades eclesiais e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), inicia o 3º Ano Vocacional Nacional. Refletindo sobre a Vocação, como Graça e Missão, todos os fiéis católicos brasileiros são chamados ao caminho de Emaús (cf. Lc 24, 13-32), para ouvir e sentar-se à mesa, estar com o Mestre e deixar o coração arder de amor, a fim de colocar os pés a caminho.
A celebração deste Ano Vocacional marca na Igreja no Brasil os quarenta anos de uma animação vocacional. Celebramos o compromisso de todo batizado, membro do Povo de Deus, chamado a evangelizar e a celebrar com entusiasmo o convite do Senhor de ir ao encontro dos povos (cf. Mt 28, 20). O 3º Ano Vocacional Nacional vem trazendo a esperança de animarmos uns aos outros e fortalecermos nossa oração por todo o Povo de Deus, chamado a caminhar com o Cristo, numa Igreja sinodal. O Ano Vocacional tem também como meta intensificar entre nós a chamada ‘cultura vocacional’, na qual todos nós clamamos ao Dono da Messe que envie operários.
O Ano Vocacional se inicia na Solenidade de Cristo Rei para recordar a cada fiel católico, que é Cristo que reina sobre nós e é d’Ele que nos vem o mandato missionário vocacional. Em nossa Diocese de Governador Valadares, celebraremos em comunhão com todo o Brasil este ano especial, que certamente trará novo ardor e ânimo para nossas comunidades eclesiais e para nossa vida de discípulos missionários! Cheios de felicidade e atentos ao chamado do Senhor que nos inquieta, vivamos o 3º Ano Vocacional expressando nossa disposição: eis-nos aqui, envia-nos! (cf. Is 6).