“CEBs e Lutas Populares – caminhando juntos por Terra, Teto (Trabalho e Tecnologia) e Pão.” Este foi o tema do 9º Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base, realizado na Diocese de Guaxupé, na cidade de Passos, entre os dias 18 a 21 de julho, reunindo cerca de 500 representantes das 28 dioceses do Estado. Da Diocese de Governador Valadares participaram 21 representantes.
Estavam presentes o Bispo de Guaxupé Dom Lanza, o Bispo de Uberaba Dom Paulo Peixoto, referencial das CEBs do Regional Leste II, Dom Messias de Teófilo Otoni, referencial do Laicato, e o Bispo Emérito de Araçuaí, Dom Esmeraldo. Presentes também padres, religiosos(as), seminaristas, diáconos, leigos e leigas e convidados.
A programação estava bem diversificada, com plenárias, celebração dos Mártires da Caminhada, Ofício das Juventudes e Oficinas. Nossa Diocese ficou responsável pela coordenação das oficinas MINERAÇÃO: Para que e para quem? e “CEBS e COLETA SELETIVA”, destacando o trabalho desenvolvido em apoio aos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.
Após a apresentação das oficinas no plenário, como gesto concreto da nossa campanha: “É tempo de cuidar da vida e da Casa Comum” entregamos à coordenação do encontro de Passos uma muda de pau-brasil, expressando nossa gratidão pela acolhida e dedicação ao 9º Encontro Mineiro das CEBs.
No final do encontro foi lida a Carta Compromisso, elaborada a partir das reflexões em plenárias e oficinas com uma série de compromissos sociais a serem assumidos em nossas bases.
A Missa de Envio dos missionários e missionárias para as suas comunidades foi concelebrada pelos bispos Dom Paulo e Dom Messias, pelos padres presentes e pelo diácono permanente Aluízio Franklin, da paróquia Santa Rosa de Lima, da Diocese de Governador Valadares.