A oração, informou a Conferência Episcopal Portuguesa, é por todos os atingidos pelo coronavírus e “pelos defuntos, para que estejam na paz eterna do Pai, e pelos doentes e pessoas que cuidam deles e arriscam a sua vida neste serviço (médicos, enfermeiros e voluntários)”.
Cidade do Vaticano
Um comunicado de imprensa do Secretário Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa, divulgado no site da CEP quarta-feira, convida as famílias a rezar os Mistérios Luminosos do Rosário nesta quinta-feira, 19 de março, às 21h, pelas pessoas “afetadas pela pandemia de coronavírus”.
Assim, por intercessão de São José, se rezará “pelos defuntos, para que estejam na paz eterna do Pai, e pelos doentes e pelas pessoas que cuidam deles e arriscam a sua vida neste serviço (médicos, enfermeiros e voluntários)”.
Esta oração comunga da iniciativa proposta pela Conferência Episcopal Italiana. Na quarta-feira, também o cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente, recordou a iniciativa do CEI, na Missa que presidiu na capela da sede da Rádio Renascença, e pediu para recitar o Rosário junto com milhões de pessoas , dia de São José, protetor da Igreja, às 21h, onde quer que estejamos.
Adiamento da Assembleia Plenária do Episcopado
Padre Manuel Barbosa também informa sobre o adiamento da Assembleia Plenária do Episcopado, que de 20 a 23 de abril de 2020, passará a ser realizada entre 15 e 17 de junho de 2020, no lugar das Jornadas Pastorais do Episcopado Português, que não serão mais realizadas.
Na quarta-feira, também o cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente, recordou a iniciativa do CEI, na Missa que presidiu na capela da sede da Rádio Renascença, e pediu para recitar o Rosário junto com milhões de pessoas , dia de São José, protetor da Igreja, às 21h, onde quer que estejamos.