Angola. Clima de insegurança e o Sínodo dos Bispos entre as preocupações da CEAST

0

Arrancou nesta quarta-feira (06/10), em Luanda, Assembleia Plenária dos Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST). É a última do presente ano e D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias deixa a presidência da Conferência, cargo que vinha ocupando nos últimos seis anos.

Anastácio Sasembele – Luanda, Angola

Na abertura dos trabalhos, D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, ressaltou na sua nota introdutória, o visível clima de insegurança pública que se vai agravando sobretudo nos grandes centros urbanos do País.

Nos últimos doze meses assiste-se a uma onda de criminalidade, fundamentalmente na capital do País, Luanda, onde até as instituições da Igreja não têm sido poupadas.

Mais de 60 instituições entre paróquias, escolas, centros de saúde, residências paroquias e de religiosas sofreram assaltos e em alguns casos com recurso à arma de fogo.

“A violência toma conta do meio urbano e assusta angolanos e estrangeiros residentes no País que se sentem inseguros e com medo”, realçou D. Filomeno.

Quanto ao actual ambiente político, D. Filomeno afirmou que é preciso equilíbrio, moderação e sabedoria por parte dos actores políticos.

Angola tem eleições gerais previstas para 2022 e vive já um período de pré campanha eleitoral marcado por crescentes tensões políticas, fundamentalmente entre o partido no poder, MPLA, e a UNITA maior partido na antítese que se juntou a outras forças políticas da antítese angolana, num projecto denominado Frente Patriótica Unida, que tem por objectivo o alcance do poder.

“O que pedimos aos políticos é que se contentem em mudar o mundo sem começar por mudar a verdade”, apelou o Prelado.

Quanto às questões de carácter eclesial, D. Filomeno começou por falar sobre o Outubro Missionário, para o também arcebispo de Luanda, esta é uma boa oportunidade para pensar na disponibilidade missionária dos agentes de pastoral, e é o momento de reactivar as catequeses, a formação e o acompanhamento dos catequistas.

D. Filomeno saudou, igualmente o Santo Padre, pela convocação do Sínodo dos Bispos, uma perspectiva, segundo o arcebispo de se caminhar juntos numa Igreja em comunhão e que partilha em conjunto a universalidade da Igreja fundada sob os Apóstolos.

Esta plenária é electiva e os mandatos são trienais e renováveis apenas uma vez, nesta conformidade, D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias deixa nesta presente Assembleia a presidência da CEAST. O prelado agradeceu a todos que durante 6 anos caminharam juntos, nesta partilha de responsabilidades de vida de igreja.

O evento que vai até ao dia 11/10 será marcado por eleições, abordagens sobre a Jornada Mundial e Nacional da Juventude, bem como o plano nacional da CEAST até ao ano 2025.

Oiça aqui a reportagem e partilhe

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui