Na manhã da quinta-feira, 02 de fevereiro, às 08h00, aconteceu na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva, a ASCANAVI, um momento de oração e confraternização. A Associação – sonhada, idealizada e fundada pelo Padre Antônio Amort – celebra seus vinte e um anos de fundação!
O momento contou com a presença de Dom Félix, dos catadores associados, do Diácono Eudvanio Dias e da Equipe de Animação da CEBs. No momento de oração e ação de graças foi frisada a beleza e a importância do trabalho realizado pela ASCANAVI, tanto a nível social, promovendo a dignidade dos catadores; como a nível ecológico, no cuidado da lar Comum.
Ascanavi: 21 Anos de compromisso com o meio ambiente
A Equipe de Animação das Cebs da Diocese de Gov. Valadares / MG realizou na manhã desta quinta-feira de 02 de fevereiro, um “Momento de Oração” em ação de graças pelo aniversário de 21 anos da ASCANAVI (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva), no galpão de reciclagem, localizado no bairro Turmalina.
A celebração contou com a participação de animadores das Cebs de várias paróquias, do diácono Eudivânio, da Paróquia Nª. Sª. da Assunção no bairro Turmalina, da Irmã Lenilda, da Congregação das Irmãs Azuis e do bispo Dom Antônio Carlos Félix.
Foi uma celebração cheia de felicidade, com cânticos de louvor e agradecimento a Deus, pela vida de cada um dos presentes e pelo aniversário da ASCANAVI, sob a luz do evangelho de Lucas 2, 22-35.
As catadoras Carmozinda e Cida Rocha, que há mais de 21 anos eram catadoras no lixão do Turmalina, falaram da importância do apoio espiritual que os catadores receberam do Grupo Fermento, dirigido pelo Pe. Antônio Amort, para fortalecimento da luta pela sobrevivência e organização dos catadores.
Com muita emoção, foram lembrados nomes de associados e de companheiros e companheiras de luta e caminhada já falecidos, como o ex- prefeito João Fassarella, o Naldo da Asmare (BH) e o Pe. Nelito Dornelas.
Pessoas também inesquecíveis, que ajudaram a fortalecer a união dos catadores, morando atualmente em outras localidades, foram lembrados, como o padre Paulo Almeida, e a ex-coordenadora Raquel.
Após a celebração, teve a partilha do bolo de aniversário, do tradicional lanche comunitário e todos cantaram “parabéns pra você” para os associados da ASCANAVI.