Bispos de Burkina Faso reunidos em sua Assembleia Plenária

0

Coronavírus, terrorismo e eleições, entre os temas que estão sendo tratados pelo episcopado desde terça-feira. Devido às restrições impostas pelo coronavírus, os bispos da Nigéria não participam da Assembleia.

Vatican News

Reunidos em Assembléia Plenária, os bispos de Burkina Faso estão discutindo esse momento particular caracterizado pela emergência do coronavírus e pelos repetidos ataques terroristas no país.

De acordo com as normas anti-Covid, e para observar melhor o distanciamento social, os prelados escolheram se reunir no Centro Nacional Cardeal Paul Zoungrana, em Ouagadougou.  Com eles, desde terça-feira, os 25 secretários-gerais das Comissões Episcopais.

Segundo o portal da Conferência Episcopal, o encontro foi aberto com a saudação do cardeal Philippe Ouedraogo, arcebispo de Ouagadougou, e o discurso do presidente da Conferência Episcopal de Burkina-Níger, Dom Laurent Dabiré, bispo de Dori. Os prelados do Níger não puderam participar devido às restrições impostas pela pandemia.

Em Burkina Faso, o vírus atingiu religiosas, religiosos, sacerdotes, muitos seminaristas do Seminário de São Pedro e São Paulo de Ouagadougou e o próprio cardeal Ouedraogo.

O prelado observou que é necessário aprender com o que aconteceu por causa da pandemia. “Seria oportuno e útil meditar sobre essa travessia do deserto devido ao coronavírus e tirar dela lições, quer a nível pessoal como comunitário”.

 Dom Dabiré, por sua vez, ilustrou os tópicos a serem abordados durante o trabalho: as atividades das várias Comissões Episcopais, as experiências de vida das diferentes dioceses, a pandemia, a atual situação nacional, a insegurança e as iminentes eleições gerais.

Vatican News – TC

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui