Bispos de Honduras: "Não há Natal sem Cristo"

0

O episcopado de Honduras deseja aos católicos e a todas os homens de boa vontade um Natal de paz e esperança, convidando-os a serem solidários com aqueles que sofrem e a dar lugar a Jesus em suas vidas. O Natal nos lembra que Jesus está conosco e que, portanto, devemos ter cuidado para não privar estas festividades de seu “único e verdadeiro significado”, que nada tem a ver com “comprar coisas, comer ou beber, ou soltar fogos de artifício”. É preciso lembrar que “sem Cristo não há Natal”, afirma

Vatican News

“Comprometamo-nos seriamente e responsavelmente com a reconstrução de que nosso país precisa, que é um verdadeiro processo de paz.” Assim escreve a Conferência Episcopal Hondurenha em sua mensagem de Natal, assinada pelo bispo de San Pedro Sula e presidente do episcopado, dom Ángel Garachana Pérez, e pelo secretário geral, padre Emigdio Duarte Figueroa.

Também o Papa Francisco – recordam os bispos – quis “ensinar-nos que o processo de paz é um compromisso constante no tempo, porque é um trabalho paciente que busca a verdade e a justiça, e se abre passo a passo para uma esperança comum, mais forte do que qualquer problema”.

Honduras neste processo – afirmam – “precisa de cada um de seus filhos”, que devem aprender neste Natal a viver juntos duas experiências: “a ternura da família que celebra a vida, mas também a solidariedade do povo que caminha para a libertação”.

Não há Natal sem Cristo

Contemplando o Filho de Deus feito homem, lê-se na mensagem, percebemos que “muitas vezes somos incapazes de viver na solidariedade com nossos irmãos e irmãs que sofrem”. No Natal, porém, temos a oportunidade “de lembrar que somos amados e reconciliados com Deus” e que “Deus nos envolveu em seu amor, para que aprendamos a amar-nos uns aos outros da mesma maneira”.

“A experiência do amor de Deus – explicaram os prelados – deve nos levar a construir relações sociais justas e fraternas; desta forma podemos trabalhar juntos, com verdadeiro compromisso e espírito de solidariedade, para fazer de Honduras a nação que merecemos e de que precisamos.”

O Natal também nos lembra que Jesus está conosco e que, portanto, devemos ter cuidado para não privar estas festividades de seu “único e verdadeiro significado”, que nada tem a ver com “comprar coisas, comer ou beber, ou soltar fogos de artifício”. É preciso lembrar que “sem Cristo não há Natal”.

Um sinal de esperança para o ano que está prestes a começar

Este tempo “deve ser para todos nós um sinal de esperança para algo novo, para o ano que está prestes a começar”. Demos a Deus um espaço em nossas vidas e em nossa vida familiar; que não haja repetição de Belém, onde não havia espaço para Jesus em nenhum lugar”.

Em seguida, a mensagem episcopal convida os católicos a fazer seu o plano de salvação realizado por Deus através do Filho, respondendo generosamente e fazendo grandes coisas todos juntos.

“Esperamos, portanto, que o Natal represente, também para nós que acreditamos em Jesus, a grande oportunidade de levar a salvação de Deus a todos”, concluem os bispos hondurenhos.

Vatican News AP/RL

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui