Aos dezoito dias do mês de setembro de dois mil e vinte e quatro, realizou-se o XIII Encontro de Agentes de Pastoral Universitária – Setor Universidades CNBB, às 18h00, pela Plataforma Google Meet. O encontro foi assessorado por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade. O propósito do encontro foi partilhar experiências para servirem de luzes para dioceses que estivessem em fase de implantação e/ou revigoração da Pastoral Universitária.
Seguem as experiências partilhadas. Por oportuno se informa que haverá um link de acesso aos portfólios com melhores detalhamentos.
A PUC de São Paulo dispõe da única Paróquia Universitária, onde se realizam sacramentos e a “vigília universitária”, onde estudantes católicos se reúnem nas missas, exposição do Santíssimo; padres recebem confissões e dão direção espiritual.
Outra partilha deu conta de que realizam encontros de estudantes católicos para estudarem as Sagradas Escrituras, Doutrina Social da Igreja; Uma vez por ano, tem-se o “colóquio entre fé e ciência” que já abordou temas como criacionismo, evolucionismo e ideologia de gênero, dentre outros.
Partilhou-se que se conseguiu espaço celebrativo nos campi, nos horários de almoço e às 18H00, que contempla o final do turno vespertino e o início do noturno. Também foi sugerido “Café com fé”; “café filosófico”; grupos de oração e um desafio da Pastoral Universitária em ambientes como EaD.
Uma Diocese do Sul de Minas já dispõe da Pastoral Universitária para estudantes de Polo EaD, com atividades como lives síncronas e assíncronas. Eventos como “Café filosófico” migrando para “Núcleo de fé e cultura” estudando a encíclica Fides et Ratio – Fé e razão – através de atividades síncronas e assíncronas e um encontro presencial anual, vez que a fé se fortalece na presença fraterna.
Socializou-se também a experiência de edital para voluntários que possam servir à Pastoral Universitária em uma das três áreas temáticas: Espiritualidade, com a Lectio Divina; Formação e reflexão e Sócio-transformadora.
Refletiu-se no encontro a importância da Pastoral Universitária como oportunidade para privilegiar a cultura do encontro presencial, a qualidade da Palavra e da escuta. Através dela também se disponibiliza padres para receber confissões, dar bênçãos a objetos pessoais, de estudos (até mochilas). Realiza-se no início dos semestres a missa universitária de envio para o período letivo (felizmente o padre Sebastião Gonçalves nos oferece essa celebração na paróquia Santa Rosa de Lima).
Ao final, foi levantado o grande tema para levarmos sugestões, artigos e relatos que possam responder à seguinte questão: “Qual a identidade da Pastoral Universitária?” – presença do Evangelho no mundo das universidades?
Também se comentou que é muito comum que jovens católicos procurem comunidades eclesiais (igrejas) deixando o ambiente universitário. Daí a necessidade da enculturação da adequabilidade da Pastoral Universitária.
Destacou-se também que das Universidades saem lideranças inclusive políticas, sendo propícia a instalação da Pastoral Universitária.
É o breve relato para conhecimento.
Diác. Aluízio Franklin – Diocese de Gov. Valadares