A Associação Sindical dos jornalistas de Cabo Verde (AJOC) realiza a partir desta sexta-feira, 4 de Dezembro, um atelier de formação sobre jornalismo e sindicância digital.
O evento, segundo a emissora cristã de Cabo Verde, Rádio Nova, é organizado em parceria com a Federação Internacional de Jornalistas e enquadra-se no plano de actividades da AJOC para 2020.
Segundo o vice-presidente da Associação, Geremias Furtado, serão dois dias intensos em que serão abordadas questões relacionadas com a prática do jornalismo on-line.
No sábado serão convidados o Sindicato Democrático dos Professores (SINDPROF) que irá falar da sua experiência no espaço digital e a ex-presidente AJOC, Carla Lima, que irá abordar o tema abuso sexual online, bullying e trolling que representam uma séria ameaça para mulheres jornalistas que trabalham on-line.
Segundo Geremias Furtado muitas pessoas manifestaram interesse em participar da formação, mas tendo em conta a situação actual por causa da pandemia da covid-19, a AJOC teve de selecionar apenas 20 participantes, entre os mais jovens.
A sessão de abertura hoje, 04 de Dezembro, conta com a presença do diretcor da FIJ – África, Louis Thomasi e também da Directora Geral da Comunicação Social, Ineida Cabral.