Cabo Verde – Reforçar prevenção contra abuso de menores

0

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, defendeu sexta-feira, 20, na cidade da Praia, um enquadramento jurídico adequado e processos judiciais mais céleres e justos a fim de se poder combater efectivamente o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Dulce Araújo (com Rádio Nova) 

O chefe de Estado caboverdiano falava na abertura do Fórum Infanto-juvenil que arrancou no dia 20, tendo na agenda o debate à volta das questões relacionadas com abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e o uso abusivo do álcool.

Temas que segundo Jorge Carlos Fonseca precisam ser erradicados da sociedade caboverdiana.

Para isso, considerou que é fundamental que se reforcem as acções preventivas para tentar impedir que as crianças e os adolescentes sejam vítimas.

Sobre  o uso abusivo do álcool, Jorge Carlos Fonseca que é mentor da campanha “Menos álcool, mais vida”  disse que a discussão deste tema com as crianças e adolescentes é fundamental para a prevenção dos malefícios do álcool e para a promoção de estilos de vida mais saudáveis.

O Chefe de Estado cabo-verdiano falou também da Covid-19, sublinhando que esses tempos difíceis  tendem a aumentar o nível de vulnerabilidade e desigualdades que poderão levar a uma maior vitimização das crianças e dos adolescentes.

O Fórum que acontece sob o lema “Um dia para reimaginar um porvir melhor para cada criança” reune cerca de 70 deputados mirins com participação presencial na Assembleia Nacional e por videoconferência.

Um espaço de reflexão e participação de crianças e adolescentes, visando também  a monitoração  e avaliação do grau da implementação das respostas às recomendações do Parlamento Infanto-juvenil de 2019, conforme disse a representante dos deputados, Adlyne Andrade.

Algumas das recomendações, cujo cumprimento, os deputados avaliaram durante este Forum, que se realizou no âmbito do 31º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças através da parceira entre o ICCA,  o Unicef, a Presidência da República, a Assembleia Nacional, os Ministérios da Educação e da Família e Inclusão Social, a ACRIDES e as Aldeias SOS.

Rádio Nova – Emissora cristã de Cabo Verde

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui