Em comunicado oficial, a instituição informou que estão suspensas as missas e demais celebrações com a participação dos fiéis, como medida para prevenir a contaminação do coronavírus no Brasil. A TV Aparecida, no entanto, vai continuar garantindo a transmissão ao vivo e via streaming das cerimônias, que serão feitas de forma reservada, na Capela dos Apóstolos, no Santuário Nacional.
Andressa Collet – Cidade do Vaticano
Os peregrinos que frequentam o Santuário Nacional de Aparecida, no Estado de São Paulo, estão sendo orientados a novas disposições das autoridades para prevenir a difusão do coronavírus. Ainda no sábado (14), através das plataformas online, foi divulgada uma nota de esclarecimento em que determina, por exemplo, a suspensão das missas.
De fato, a primeira disposição do Santuário no comunicado explica que os eventos, entre missas e demais celebrações, “estão suspensos temporariamente, podendo sofrer alteração de acordo com novas orientações”. Uma das possibilidades oferecidas aos fiéis continua sendo a transmissão das cerimônias através da TV Aparecida, também disponível ao vivo no site oficial da instituição, pelo portal A12 ou mesmo pela página oficial no Facebook. As celebrações, porém, serão feitas de forma reservada, sem a participação de fiéis, sempre na Capela dos Apóstolos, no Santuário Nacional.
TV Aparecida: fiéis seguros, em lar
Um comunicado da TV Aparecida foi divulgado no mesmo dia, garantindo que não há “alteração nos horários da grade de programação da TV”. Essa nova modalidade de transmissão das cerimônias inclusive deve ser estendida durante esta semana “para que o telespectador continue assistindo às missas de forma segura”, em lar e sem risco de contaminação e difusão do Covid-19.
No comunicado, o Santuário, até novas disposições, continua permitindo o acesso dos fiéis, mas com restrição à movimentação. “Espaços pequenos como elevadores, auditórios e salas de reunião”, por exemplo, “terão seu número de usuários reduzido”.
Santuário pode adotar novas medidas
A instituição também informa que “os colaboradores estão devidamente orientados sobre as medidas preventivas”. O Posto Médico do Santuário Nacional, em particular, já está trabalhando diversamente ao criar um novo serviço pertinente às disposições das autoridades e seguindo “um fluxo de atendimento orientado pela Secretaria de Saúde”.
O Santuário comunica, ainda, que “a assiduidade de higienização dos espaços comuns foi reforçada. Além disso, os conjuntos sanitários disponíveis no complexo de acolhida são, tradicionalmente, providos de água corrente, sabão e toalha de papel, itens apontados pelas autoridades de saúde como mais eficazes para a prevenção”.
Ao final da nota de esclarecimento, a instituição afirma que se mantém “atenta a possíveis novas orientações dos dirigentes civis e religiosos para prontamente agir em favor do bem comum”. Se necessário, o Santuário Nacional de Aparecida irá adotar outras medidas.