Entre os dias 26 e 28 de agosto, aconteceu, na cidade de Governador Celso Ramos (SC), o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar.
O Tema “Amor Familiar: vocação e caminho de santidade”, está em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias com o Papa, realizado em junho cujo lema do encontro era: “Se eu não tenho amor, eu nada sou” (I Cor 13, 2). Foi com esse tema principal que o congresso reuniu agentes da Pastoral Familiar de todo o Brasil, presencialmente, pela primeira vez desde o início da pandemia. Também estiveram presentes para o evento membros de movimentos, associações e serviços familiares, além de organismos que atuam com as famílias.
De acordo com o portal do congresso, foram mais 1.300 inscrições para o evento. São agentes de pastoral e integrantes de movimentos e serviços que atuam com as famílias em todo o país. A nossa Diocese de Governador Valadares esteve presente, representada pelos casais: Gilberto e Silvia, da Paróquia Sta Rosa de Lima e coordenadores do Regional Leste 2; Euflásio e Conceição e Moacir e Márcia, da Paróquia NSa. de Lourdes; e Gamaliel e Wagna, da Par. Nsa. de Fátima.
O evento foi promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar com a organização da Pastoral Familiar no Regional Sul IV. Inspirados por Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir, padroeira do Estado de Santa Catarina e da Arquidiocese de Florianópolis e pela Beata Albertina que preferiu doar a vida a perder sua pureza e virgindade; motivados pela missionária Santa Paulina, primeira santa brasileira e pela comemoração jubilar dos 50 anos da CNBB Regional Sul IV, a Arquidiocese de Florianópolis foi a anfitriã deste XVI Congresso Nacional.
Ao final do evento, foi divulgada a “Carta às famílias”. No texto, assinado pelo secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Crispim Guimarães, os participantes afirmam que foram “testemunhas do quanto a santidade está presente na vida das famílias”. A carta também recorda que a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, em comunhão com a Igreja Universal, sob a inspiração do Papa Francisco, quis continuar a aprofundar a temática do Ano Família Amoris Laetitia, ao escolher o tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade” e o lema “Se eu não tenho amor, eu nada sou” (I Cor 13, 2).
O XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar foi anunciado para ser realizado em 2025, na Arquidiocese da Paraíba, na capital do estado, em João Pessoa.
Moacir e Márcia Diniz