O evento acontece em Roma e pode ser seguido via streaming pelos canais em português e espanhol do Vatican News. O documento em 6 línguas é intitulado “Rumo a uma Igreja sinodal em saída para as periferias. Reflexões e propostas pastorais a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”.
Andressa Collet – Vatican News
Na tarde da próxima segunda-feira (31), a partir das 15h na Itália (11h no horário de Brasília), no prédio da Rádio Vaticano, em Roma, será apresentado o documento “Rumo a uma Igreja sinodal em saída para as periferias. Reflexões e propostas pastorais a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe“. A obra do Celam será disponibilizada em português, espanhol, italiano, inglês, francês e alemão. Já a apresentação do documento poderá ser acompanhada via streaming pelos canais do Vatican News em português e em espanhol.
O documento
O documento é de conclusão da própria assembleia eclesial, uma iniciativa inédita, relembrou dom Héctor Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo (Peru) durante a Conferência Geral da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas (FABC) que termina no domingo (30), ao expor sobre a realidade da Igreja na América Latina e no Caribe. Na palestra, intitulada “O Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam) em comunhão com a Igreja Universal”, o presidente do Celam tratou da assembleia eclesial e disse que ela foi precedida por um processo de escuta, com grande uma participação de mais de 70 mil pessoas, assim como na própria assembleia, com mais de mil envolvidos.
O bispo relatou o trabalho do Celam na animação do processo continental do Sínodo sobre a Sinodalidade, formando duas grandes comissões de trabalho. Insistiu ainda que “o que a Igreja da América Latina e do Caribe tem feito é tentar ser fiel ao ensinamento conciliar e, ainda mais, à experiência dos primeiros cristãos, de caminhar de forma sinodal”, como uma dimensão que torna possível “uma maior capacidade evangelizadora”.