Um momento especial de oração reuniu líderes religiosos num encontro online e disponível nas plataformas da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Dom Odilo Scherer, representando a comunidade católica, disse que foi uma manifestação “muito forte, de necessária solidariedade”, para levar “conforto e consolação” às vítimas; e de oração para invocar “a ajuda de Deus sobre os doentes e todos aqueles que estão aflitos”.
Andressa Collet – Cidade do Vaticano
Uma cerimônia inter-religiosa reuniu virtualmente líderes de diferentes confissões que rezaram pelas vítimas da pandemia, infectados e profissionais de saúde. Com base em São Paulo e promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), o encontro online do último domingo (3) já teve mais de 10 mil visualizações e continua disponível em diferentes plataformas da comunidade israelita.
A cura e a proteção de todos
O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, e vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), representou a comunidade católica. Antes da sua oração, falou da atuação da Igreja neste momento que tem intensificado ações de solidariedade, já que tem acolhido aquele medo e angústias de muitas famílias que estão sofrendo com as consequências da pandemia.
O cardeal, então, pediu a Deus conforto a quem precisa e fortaleza a quem está a serviço. Em oração ao Senhor, implorou “a vitória sobre o flagelo deste vírus, a cura dos doentes e a proteção de todos”, com misericórdia e por intercessão de Maria.
União e solidaridade
O momento inter-religioso de solidariedade e oração foi conduzido pelo rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista e representante da Conib para o colóquio inter-religioso, e ainda contou com a presença da monja Cohen, missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil; do sheikh Mohamad Al Bukai, da Mesquita do Brasil; da mãe Carmen de Oxum; do pastor Marcos Ebeling, do Sínodo Sudeste da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; e de Flavio Rassekh, membro do colegiado nacional dos Bahai’s no Brasil. Os líderes religiosos, além de rezar pelas vítimas, também agradeceram quem trabalha na linha de frente para combater o Covid-19.
O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, participou da abertura do ato, lembrando que um dos pilares de atuação da Confederação Israelita é o colóquio inter-religioso que aproxima e cuida “das nossas diferenças”, buscando “as convergências”. A manifestação inter-religiosa também foi um pedido de união e mais solidariedade, de aliança de religião e ciência em defesa da vida, de sabedoria às decisões dos governos diante da pandemia. E Dom Odilo concluiu:
“E assim, nós fizemos, cada um por sua conta, de acordo com sua posição religiosa. Um momento de conforto, de consolação dos aflitos, dos doentes, e também de oração, invocando a ajuda de Deus sobre os doentes e para todos aqueles que estão aflitos. Eu creio que essa foi uma manifestação interessante, muito bem acolhida pela comunidade e que mostra que, de todas as maneiras, as pessoas são religiosas. E, na hora mais difícil da vida, procuram a Deus, procuram um conforto, procuram a luz de Deus para enfrentar os momentos da sua vida, especialmente diante da doença e da morte.”