Em Cabo Verde, a Escola Salesiana de Artes e Ofícios (ESAO), na ilha de São Vicente, assinala entre os meses de outubro e novembro a “santidade juvenil”, uma iniciativa para promover nos jovens uma vida mais feliz.
Rádio Nova de Maria – Cabo Verde
Trata-se de uma tradição muito antiga que remonta aos tempos de Dom Bosco cujo objectivo era expor a juventude modelos de vida dos santos mais jovens. Uma proposta visando promover uma vida mais feliz.
Na Escola Salesiana está em vigor um programa extensivo entre o espiritual, o desportivo e o lúdico para os cerca de dois mil alunos do 1º ao 12º ano.
Quem fala desta iniciativa é o superior da Comunidade, na ilha de São Vicente, o Padre Luís Peralta. A santidade ainda hoje é possível e está perto, refere o sacerdote, e Carlo Acutis é um exemplo.
“Levanta-te e celebra”, é o lema da obra salesiana para este ano.
Em fevereiro de 1993, o então Presidente da República, António Mascarenhas Monteiro, em nome de todo o povo de Cabo Verde, atribuiu a Medalha de Mérito da Primeira Classe aos Salesianos como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no campo do ensino, na educação da juventude e na evangelização.
A Comunidade dos Salesianos de Mindelo, sediada na ilha de São Vicente desde 1954, neste momento é composta por dois padres Timorenses, um Espanhol e um Português e ainda um Irmão Congolês. A missão segue os passos de Dom Bosco, procurando ajudar crianças, adolescentes e jovens a se sentirem amados por Jesus e sua Mãe, Maria Auxiliadora.