Movimento escoteiro católico brasileiro passou a fazer parte no dia 9 de dezembro da respeitosa “Federação do Escotismo Europeu” (FSE), uma associação privada de fieis, reconhecida pela Santa Sé!
Frei André Tavares, OP
No mesmo ano em que o escotismo católico completa seu primeiro centenário, a “Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil” (AG&E), movimento escoteiro católico brasileiro, em nosso país passou a fazer parte no dia 9 de dezembro da respeitosa “Federação do Escotismo Europeu” (FSE), uma associação privada de fieis, reconhecida pela Santa Sé! Apesar de “européia”, a Federação conta também com Associações do Canadá, Estados Unidos e México. Mas o Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter uma associação que faça parte deste prestigioso grupo.
Há cem anos, em 1920, o célebre Lord Robert Baden-Powell, o carismático militar inglês que concebeu o escotismo, deu seu consentimento à fundação dos Scouts de France, associação escoteira católica francesa, na qual o escotismo foi enriquecido pelo Evangelho e ganhou cidadania eclesial, graças ao gênio e ao trabalho incansável do jesuíta francês Padre Jacques Sevin (declarado Venerável, pelo Papa Bento XVI, em 2012). O sucesso foi imediato: educação para a responsabilidade e a liderança, dedicação, descoberta da natureza, busca da santidade… todas estas propostas atraíram (e continuam a atrair) inúmeros jovens, para os quais o escotismo católico tem sido uma escola de vida e um caminho de felicidade e santidade.
A FSE é, além de uma federação, uma verdadeira fraternidade internacional conhecida pelo seu apego ao escotismo original, tal como o sonhou e realizou Baden-Powell. Ele compreendeu a natural sede de aventura de cada jovem (ele também um grande aventureiro, tendo vivido na Índia e em países da África, tendo muito aprendido com os povos que conheceu) e idealizou um movimento educativo lúdico, que respeita a criança e o jovem, menina e menino, como são, com suas riquezas e limites. Baden-Powell compreendeu que uma educação verdadeira parte de considerar os jovens como são, e a partir daí acompanhá-los. O Padre Jacques Sevin (padre, poeta, músico e professor de inglês), que foi pessoalmente ao Reino Unido se achar com Baden-Powell, logo percebeu que o escotismo poderia ser um excelente caminho para a maturidade cristã. Ele, e outros contemporâneos seus (dentre os quais o professor Jean Corbisier e o Conde Mário de Carpegna), consolidaram então o escotismo católico, conservado pela FSE.
As Associações que fazem parte da FSE praticam um escotismo católico que tem suas raízes na antropologia cristã, na Doutrina Social da Igreja Católica e no escotismo tradicional de Baden-Powell, sendo fieis ao Magistério da Igreja e às orientações pastorais do Concílio Vaticano II. Agora, a AG&E, a mais nova associação-membro da FSE, ganha um rosto mais internacional e eclesial (pertencendo a uma federação de Direito Pontifício), o que a faz ainda mais comprometida com a educação integral dos jovens que dela fazem parte!
Frei André Tavares, OP, frade dominicano, é o Conselheiro Religioso Nacional da Associação Guias e Exploradores do Brasil (AG&E).
Sites interessantes: Guias e Exploradores do Brasil – www.exploradoresdobrasil.com.br
União Internacional de Guias e Escoteiros da Europa / Federação do Escotismo Europeu: www.uigse-fse.org