Fé e Política no Pensamento dos Santos Padres

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Clemente Romano teria sido um colaborador do apóstolo Paulo e que, segundo Irineu de Lion, foi o terceiro bispo de Roma, escreveu uma carta aos Coríntios, na qual afirma ser a justiça, a verdade, a unidade e a caridade os princípios fundamentais da vida cristã. A salvação exige aplicação, zelo e observância das Escrituras, fé em Jesus Cristo e no Evangelho, testemunho de vida e imitação dos santos.

Esta é a porta da justiça aberta para a vida, como está escrito: ‘Abri-me as portas da justiça. Entrarei por elas para proclamar o Senhor, os justos entrarão por elas’. Felizes são todos os que entram por ela e dirigem seu caminho na santidade e na justiça cumprindo todas as coisas sem perturbação (48). O amor conduz à justiça, à graça e ao Inefável. É no amor que o Senhor atrai para si os que o praticam (49).

Inácio de Antioquia, que foi o segundo bispo de Antioquia, perseguido, aprisionado, enviado a Roma e estraçalhado pelas feras, no tempo do imperador Trajano, escreve uma carta aos Efésios.

De fato, existem algumas pessoas que dolosamente costumam levar o nome de Cristo, mas agem de modo diferente e indigno de Deus; é preciso que eviteis essas pessoas como se fossem feras selvagens. Com efeito, são cães raivosos que mordem sorrateiramente. Atentos às suas mordidas, pois são difíceis de curar (7). Os maus armam ciladas sorrateiras. Os cristãos necessitam perceber os artifícios enganosos do príncipe desse mundo (6).

A sabedoria, o discernimento e a fé são caminhos para evitar os enganos e engodos. Os maus se infiltram nas comunidades, no meio das autoridades e no poder para dividir, para impedir a unidade e a coesão em torno do Evangelho, da verdade e da justiça. Dividir para imperar já era um princípio romano.

O princípio de todos os males é o amor ao dinheiro. Sabendo, portanto, que nada trouxemos ao mundo e que nada podemos levar dele, armemo-nos com as armas da justiça e ensinemos primeiro a nós mesmos a caminhar conforme o mandamento do Senhor (4).

Hermas escreveu a obra O Pastor, no tempo em que seu irmão, Pio, era bispo de Roma, por volta dos anos 150. Comentando o sexto mandamento, escreve: Ele me disse: ‘No primeiro mandamento, eu te ordenei guardar a fé, o temor e a continência’. Eu respondi: ‘Sim, Senhor’. Ele continuou: ‘Agora te explicarei as forças dele, para que conheças o poder e a eficácia que elas possuem. Suas forças são de dois tipos e estão relacionadas com o justo e com o injusto. Tem confiança no justo, mas não confies no injusto. De fato, o justo segue caminho reto, ao passo que o injusto segue caminho tortuoso (35).

Hermas instrui seus leitores e ouvintes sobre os imperativos éticos de distinguir os dois caminhos e não confiar nos injustos. Jesus adverte igualmente sobre os dois caminhos e a necessidade de se optar pelo caminho da justiça (Mt 6,24; 5,20). Não há como ser cristão e não discernir o comportamento na vida pessoal, familiar, profissional e política.

Todo cristão deve praticar o bem e abster-se de praticar o mal. Se se abstém de praticar o mal, faz um grande bem. Os vícios são coisas que os servos de Deus devem deixar de praticar: roubo, mentira, fraude, falso testemunho, avareza, desejos maus, enganos, arrogância e vícios semelhantes (38).

Barnabé em sua carta fala das dificuldades de dar testemunho correto, no meio de um mundo antagônico. Os auxiliares da nossa fé são o temor e a perseverança, e nossos companheiros de luta são a paciência e o autocontrole (2). A fé trava uma batalha constante contra os inimigos e opositores que pretendem romper com a unidade e a justiça. O trabalho da fé se manifesta na resistência a estruturas políticas injustas e perversas.

A Didakê, conhecida como Doutrina dos Apóstolos exorta sobre a porta de entrada de todos os males na comunidade cristã. Alguns males que entram quase imperceptivelmente são a adivinhação, a mentira, a mania de grandeza, o ciúme, a astrologia e outros dessa natureza que depois se transformam na violência, fornicação, homicídios, roubos, avidez pelo dinheiro, fama, cobiça e blasfêmia (3).

A exortação carrega muita sabedoria e experiência de vida, pois a fé, que aparentemente não é atingida por coisas pequenas, quando menos esperamos já está amarrada pelos grandes vícios.

Teófilo de Antioquia afirma que há um único caminho da fé para Deus: viver segundo a justiça. Para que a justiça aconteça, precisa que a fé e o temor de Deus entrem, antes, no coração e na mente. Assim como nenhum doente pode curar-se antes de ir ao médico, ninguém pode ver a Deus sem antes crer em seu coração. Quem antes pode atravessar o mar, se antes não confia na embarcação e no piloto? Qual doente pode se curar se não confia no médico? Qual arte ou ciência pode alguém aprender, se antes não se entrega e se confia ao mestre? Portanto, se o lavrador crê na terra, o viajante no navio, o doente no médico, por que tu não queres confiar-te a Deus, do qual recebeste tantos dons? (7-8)

A fé está ligada à ação. Aquele que crê no bem, pratica-o; aquele que crê no mal, não apenas o pratica, mas perverte o bem.

Pe. Nelito Dornelas (in memorian)

Fonte

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