A Festa da Cátedra de São Pedro é celebrada a cada ano em 22 de fevereiro e nos recorda a autoridade dada por Jesus a Pedro, quando lhe disse: “Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela” (cf. Mt 16, 18). Porém, esta autoridade concedida a Pedro nos recorda que primeiro ele realizou a sua profissão de fé ao dizer: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (cf. Mt 16, 16).
A palavra “cátedra” significa cadeira ou trono e é a raiz da palavra catedral, igreja onde governa o bispo. Em cada diocese no mundo existe uma catedral, de onde o bispo, que é a autoridade máxima naquela Igreja Particular, deve conduzir com caridade o povo a ele confiado. O Papa é o Bispo de Roma, governa esta Diocese, de onde confirma e une toda a Igreja no ministério petrino (ministério do Papa como sucessor de Pedro).
A Cátedra que está na Basílica de São Pedro, em Roma, foi dada de presente ao Papa João VIII pelo Rei Carlos, de França, conhecido como “o Calvo”. Ela foi dada ao papa por ocasião da coroação do rei como imperador romano no ocidente. E esta cátedra é conservada como uma relíquia, em uma composição barroca, e é obra do artista Gian Lorenzo Bernini, construída entre 1656 e 1665.
Esta esplêndida imagem artística de Bernini, que se vê da entrada da Basílica de São Pedro, é feita de bronze e decorada com um relevo escrito “traditio clavum”, ou seja, “entrega de chaves”, e dá nome ao altar que se encontra abaixo de “altar da cátedra”.
Ela é sustentada por quatro grandes imagens de bronze, que representam grandes doutores da Igreja, Santo Agostinho e Santo Ambrósio (da Igreja Latina) e Santo Atanásio e São João Crisóstomo (da Igreja Oriental).
Sobre a cátedra aparece reluzente um grande sol de alabastro, rodeado de anjos dourados que embelezam uma imagem do Espírito Santo em uma vidraça no formato de pomba de 1.62 cm de envergadura. Esta belíssima imagem representa que, na condução da Igreja, por meio do Papa, está o próprio Espírito. Um grande detalhe é que é a única vidraça colorida dentro da basílica.
Neste dia de festa a basílica recebe milhares de peregrinos que vem para venerar a imagem de São Pedro e rezar pelo Papa, além das diversas orações realizadas em todas as dioceses do mundo. O “altar da cátedra” permanece iluminado durante todo o dia. Dezenas de velas rodeiam o monumento, e se celebram varias missas ao longo do dia, encerrando com a Missa do Cabido de São Pedro.
Recordemos de sempre rezarmos pelo Papa Francisco, como ele mesmo sempre nos pede, de modo especial no dia em que celebramos a Festa da Cátedra de São Pedro. Rezemos por ele e por todas as suas intenções!
Por Dom Félix
Fonte: Site Vatican News