Santa Teresinha foi uma mulher multitarefa: religiosa, dramaturga, poetisa, artista, padroeira das missões… A incidência dela na vida da Igreja abrange, portanto, todas estas dimensões. A Paróquia santa Teresinha celebrou a sua festa procurando viver a entrega total da padroeira. Assim foram realizadas visitas missionárias, musical e a novena.
Visita Missionária Nas Comunidades
As preparações para a Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, 1 de outubro, na paróquia da padroeira, Diocese de Valadares, iniciaram no dia 14 de setembro, sábado às 15h15, com a Visita Missionária nas duas comunidades Santa Teresinha e São Paulo, onde as famílias paroquianas receberam uma benção especial, a revista impressa contendo a história da padroeira, as programações da paróquia e o convite especial para a festa.
Espetáculo “Pequena Via”
No dia 19 de setembro de 2024, no Teatro Atiaia, às 20h00, as pessoas puderam prestigiar o espetáculo “Pequena Via”, dirigida pelo Frei Douglas Leandro, da Paróquia Sagrada Família em Governador Valadares e com o apoio de jovens de várias paróquias. A peça narrou um pouco da história da santa, que nasceu em Alençon (França), no dia 2 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos e 271 dias. Nascida em uma família de ótimas condições financeiras e temente a Deus, seus pais, Luís e Zélia, tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa, Maria, Paulina, Leônia e Celina, que também se tornaram freiras. Com uma infância e uma adolescência cheias de provações, Santa Teresinha do Menino Jesus, com a autorização do Papa Leão XIII, entrou no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com apenas 15 anos de idade. Ao ingressar no Carmelo, dedicou-se a rezar pela conversão das almas e pelos sacerdotes. Porém, trazia em seu coração o grande desejo de ser missionária, queria anunciar o evangelho aos cinco continentes do mundo. Até que descobriu no amor um caminho de perfeição: “no coração da Igreja, serei o amor. Assim, serei tudo e, nada impossibilitará meu sonho de tornar-se realidade” — “História de Uma Alma”. Logo após a sua morte, se tornou como padroeira universal das missões católicas pelo Papa Pio XI.
Novena de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face
No domingo, dia 22 de setembro, às 18h, deu-se início ao primeiro dia da Novena em honra à Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, dirigida pelo Pároco Pe. Eduardo Vasconcelos. Em seguida, às 18h15, a Santa Missa presidida pelo Pe. Ozanilton de Abreu da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em bonito Horizonte — MG, concelebrada pelo pároco Pe. Eduardo, com as presenças do Diácono João Bosco e dos Seminaristas Pedro Martins e Daniel Dourado. Após a missa, na área de eventos da paróquia, teve a confraternização com as tradicionais barraquinhas e comidas típicas. Dando continuidade aos demais dias da novena, aconteceu em quase todos os dias, testemunhos de devotos que alcançaram uma graça por intercessão da santa. As novenas aconteceram quinze minutos antes das Santas Missas. No dia 23 de setembro, segundo dia, a missa, às 19h30 foi presidida pelo bispo diocesano dom Félix e concelebrada pelos padres que entre 10 a 20 anos de ministério sacerdotal. Neste dia também, foi comemorado o aniversário natalício do Pároco Pe. Eduardo, que contou com a presença de seus pais, familiares e amigos. Presidiram ainda a missas nos dias da novena: pe. Bruno Andrade, pe. Eudvanio, pe. Luiz Márcio, frei Sebastião Lázaro, frei Douglas Leandro, Pe. Anderson Antonio. No dia 29 de setembro, oitavo dia, às 19h30, a missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Félix que fez o comunicado oficial sobre a aprovação e ordenação diaconal que acontecerá no 30 de novembro de 2024, dos Seminaristas Daniel Dourado e Pedro Martins, filhos e frutos da Paróquia Santa Teresinha.
A novena foi toda inspirada e rezada na Exortação Apostólica que o Papa Francisco dedica à santa de Lisieux: “C’est la confiance” (Só a confiança). “Só a confiança e nada mais do que a confiança tem de conduzir-nos ao Amor”. Essas palavras, escritas em setembro de 1896 por Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face. Durante os nove dias de devotamento e dedicação à santa, houve uma grande participação dos paroquianos e devotos de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
Festa da Padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus e Sagrada Face
Dia 1 de outubro, a grande festa da padroeira. Com a distribuição de rosas a todos os presentes e louvor com a Cantora católica Ariane Subtil e Ministério Faça-se Luz, a Igreja envolveu-se completamente na felicidade e no amor, que parecia que o céu havia descido em forma de uma maravilhosa “chuva de rosas”. A Missa iniciou-se às 19h30h, presidida pelo Pároco Pe. Eduardo Vasconcelos, concelebrada pelo Pe. Lucas Arêdes. A homília do Pe. Eduardo, que inspirado pelo Espírito Santo, foi de uma linda e sábia reflexão sobre a Santa Teresinha, o quanto ela, em sua humildade, buscava uma vida fraterna e amar sem reservas. Os paroquianos e os devotos de outras paróquias, participaram emocionados, esperançosos, fervorosos de toda a festa em honra à Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Logo após, a confraternização com comidas típicas, leilão, ação entre amigos nas tradicionais barraquinhas.