O secretário das Relações com os Estados e Organizações Internacionais discursou na conferência “Religiões e Diplomacia”, em Roma, destacando o papel inestimável que as comunidades religiosas desempenham ao falar às consciências — e, assim, ajudar a amenizar as tensões entre os povos. Isso é válido desde que a prática religiosa não se transforme em uma bandeira; caso contrário, corre-se o risco de ela se tornar apenas uma forma de “contagem de efetivos para uma linha de frente”
Antonella Palermo – Vatican News
Um encontro entre todos os líderes religiosos para concretizar, no curto prazo, o compromisso — consagrado em um documento apresentado na tarde desta terça-feira, 29 de setembro, pela associação internacional Carità Politica — de promover intercâmbios culturais e ações conjuntas para reativar o colóquio e a reaproximação entre os povos. É o que essa organização – trinta anos após sua fundação – se propõe a iniciar nos próximos meses. A associação se reuniu esta terça-feira, no Palácio San Calisto, em Roma, no dia central da conferência de três dias — que se encerra na quarta — para refletir sobre as relações entre religiões e diplomacia em uma época em que, segundo o apelo, é oportuno dar um novo impulso à Europa, para que a tradição religiosa que inspirou a cultura e a vida do continente continue a fazer parte de sua alma. Os trabalhos refletem claramente mensagens transmitidas por Leão XIV, particularmente durante a etapa de Metz de sua recente viagem apostólica à França. A sessão da tarde do evento foi encerrada com um discurso de dom Paul Richard Gallagher, secretário das Relações com os Estados e Organizações Internacionais. Sua premissa é que, em um mundo multipolar, o fator religioso não recuou, mas sim se redistribuiu; além disso, esse fenômeno não deve ser visto — como frequentemente acontece — apenas como um problema ligado à ordem pública ou à segurança, mas deve ser considerado sob uma ótica de realismo.
A pertença religiosa não deve ser reduzida a uma mera “bandeira”
“É sob essa perspectiva — e não sob a da contenção — que a relação entre religiões e diplomacia deve ser abordada”, afirmou o diplomata vaticano. Ele citou, por exemplo, as celebrações do aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001: embora não se possa silenciar sobre a natureza sombria de um ato cometido naquela ocasião devido a uma distorção da religião, seria, contudo, “um erro emitir um juízo sobre as religiões enquanto tais” com base nesse evento. Gallagher alertou para o risco de permitir que a pertença religiosa seja reduzida a uma “bandeira que distingue ‘nós’ de ‘eles'”: “Nunca pode haver uma identificação absoluta entre etnia ou povo, de um lado, e pertença religiosa, de outro. Sempre que tal identificação é pregada, a religião deixa de ser uma resposta à questão do sentido e passa a ser um meio de contabilizar adeptos de uma facção.” Segundo o representante vaticano, “o antídoto não é a diluição das identidades, mas a sua maturidade: o verdadeiro colóquio ocorre apenas quando se sabe quem se é — seguro nas próprias convicções, mas aberto a compreender as convicções dos outros”.
Liberdade religiosa: barômetro da liberdade de uma sociedade
As comunidades religiosas são portadoras de “forças morais” — de um bem que beneficia a sociedade como um todo, insistiu Gallagher. Elas constituem recursos que a diplomacia faria bem em aproveitar para atenuar tensões, prevenir a radicalização e promover uma cultura de respeito mútuo. Isso, porém, depende de que permaneçam livres, em vez de serem “cooptadas pelo poder”, sob pena de se tornarem meros instrumentos. “A liberdade de religião ou de crença é o teste decisivo para o respeito a todos os outros direitos humanos, pois é, ao mesmo tempo, a sua síntese e a sua pedra angular.” Violações desse direito decorrem frequentemente da visão de que a religião é uma questão exclusivamente privada — um equívoco que deve ser combatido mediante a garantia da profissão pública de fé, até porque “a liberdade religiosa não é um privilégio reservado aos crentes”. Dom Gallagher prosseguiu: “Quem defende a liberdade religiosa de outra pessoa — independentemente da fé dessa pessoa — está, na realidade, defendendo a sua própria; e uma sociedade que deixa de reconhecer esse limite não se torna neutra: torna-se simplesmente menos livre”.
Valorizar a contribuição das comunidades religiosas para a paz
O discurso de Gallagher também se concentrou nos esforços diplomáticos da Santa Sé — fundamentados na persuasão — para promover as condições que tornam a paz possível. Esse trabalho é apoiado por uma rede vasta e de grande alcance que defende e promove incansavelmente a dignidade humana em todas as suas dimensões; isso, por si só, serve para prevenir a violência, “pois significa eliminar muitas de suas causas”. Quanto às comunidades religiosas, acrescentou Gallagher, sua contribuição para a paz permanece amplamente subutilizada; embora não sejam sujeitos de direito internacional — não se sentando à mesa de negociações nem assinando tratados —, elas possuem a capacidade de falar às consciências. Esse é um recurso verdadeiramente inestimável.
Na era atual, em que a ordem internacional enfrenta um de seus testes mais duros desde o pós-guerra – uma observação que Gallagher faz com um sentimento de amarga constatação -, uma tarefa fundamental é esclarecer o significado que cada pessoa atribui às suas palavras. Esse é o primeiro passo para o que o Papa identifica como o pré-requisito para qualquer encontro genuíno. Com essa premissa, e com uma boa dose de humildade e coragem, podem-se evitar mal-entendidos e buscar mais facilmente uma paz genuína entre as nações.
Desarmar a linguagem
O cardeal Baldo Reina, vigário geral do Papa para a Diocese de Roma, também enfatizou fortemente a linguagem em seu discurso: “Desarmar implica, certamente, depor as armas, mas, antes mesmo disso, significa libertar as relações internacionais da convicção de que a força constitui a medida última e decisiva das relações entre os povos. Significa – afirmou o purpurado – restaurar no colóquio, na negociação e nas instituições internacionais a capacidade de prevenir o irreparável”. As religiões têm uma responsabilidade profunda a esse respeito, dada a sua capacidade de promover a fraternidade. É, portanto, essencial desarmar a linguagem, “tirar o nome de Deus da lógica da guerra” e “rejeitar qualquer tentativa de conferir legitimidade religiosa ao ódio”.
A negociação não é sinal de fraqueza
“O discurso religioso – continuou o cardeal -, quando permanece fiel à sua fonte, recorda-nos que nenhum povo é absoluto, nenhuma nação pode transformar-se em ídolo e nenhuma identidade pode afirmar-se através da negação do outro”. Reina concentrou-se na vocação universal de Roma, que “deve se concretizar nas ruas, nas paróquias, nas escolas, na ação social e nos gestos de acolhimento”. Ele enfatizou especialmente o papel das periferias – esses “últimos postos avançados de proximidade” – onde as religiões frequentemente desempenham um papel vital. “Isso também é diplomacia: a construção paciente de laços onde o tecido social corre o risco de se romper”, ressaltou ele. A negociação é um exercício de responsabilidade, “não um sinal de fraqueza”, esclareceu, observando que uma conversão à paz exige “distinguir a mediação da equidistância ética”.
Que Roma continue a ser um laboratório de convivência
Numa época em que a força parece, mais uma vez, afirmar sua primazia sobre o direito, devemos preservar espaços de possibilidade, concluiu o Vigário, lugares onde as diferenças podem transformar-se de linhas de separação em oportunidades de compreensão mútua. Nesse sentido, “a própria Roma deve continuar aprendendo: com o mundo, com as Igrejas irmãs, com outras denominações religiosas, com os povos, com os migrantes, com os pobres e com todos aqueles que continuam a clamar por paz e justiça”. A esperança do cardeal de dar substância à palavra “paz” é que Roma possa transformar seu papel central em um espaço de hospitalidade — continuando a servir como um laboratório vibrante e uma oficina dinâmica onde se pode aprender “a arte da convivência pacífica, do colóquio possível e da justiça que promove a dignidade de cada pessoa humana”.
O professor Carlo Torti — diretor da Unidade de Doenças Infecciosas Complexas da Fundação Policlínica Universitária Agostino Gemelli — está convencido de que há muito a aprender com Roma; ele apresentou o “Projeto África” da universidade, que apoia 40 países do continente em estreita colaboração com o Ministério das Relações Exteriores da Itália. O princípio norteador é que “a saúde não conhece fronteiras”, e o desafio fundamental reside em “construir laços e criar comunidade”. Uma prova tangível dessa necessidade urgente de cooperação é também destacada pelo embaixador de Angola junto à Santa Sé, Carlos Alberto Saraiva De Carvalho Fonseca, que recordou a Viagem Apostólica de Leão XIV ao país e os frutos benéficos e o impulso positivo que ela gerou. Fahrettin Altun, embaixador da Turquia junto à Santa Sé, também ressaltou a importância de encarar as religiões não como uma relíquia do passado a ser facilmente descartada, mas como um recurso para promover a dignidade humana: “A dignidade humana precede as nossas identidades políticas. A diplomacia é a arte de reconhecer a existência do outro. Somente por meio de um colóquio sincero é possível assegurar uma coexistência harmoniosa”, afirmou. Por sua vez, Brian Francis Burch, embaixador dos Estados Unidos junto à Santa Sé, destacou o papel da democracia — nutrida pelos valores da fé — como o alicerce sobre o qual se podem construir boas relações entre os Estados.


