Em 1º de maio, a Conferência Episcopal de Gana (GCBC) havia doado 70.000 cedis ganês ao Fundo Nacional Covid-19, em apoio ao governo na luta contra a pandemia de coronavírus.
Vatican News
A Conferência Episcopal da República do Gana (GCBC) doou treze estruturas ao governo para serem transformadas em centros de isolamento para pacientes com coronavírus.
Os prédios estão localizados em nove regiões do país: quatro no norte, quatro no leste e um na região sul. A cerimônia de entrega – informa o site da Recowa-Cerao (Conferência Episcopal Regional da África Ocidental) – foi realizada no sábado, 6 de junho.
Digno de nota que esta não é a primeira ação da CGBC no combate à pandemia. Os bispos já haviam lançado um apelo para a coleta de doações de materiais higiênico-sanitários a serem enviados aos hospitais locais.
Por outro lado, os números são claros: em Gana, até 11 de junho, os casos positivos de coronavírus chegaram a 10.358, com 3.824 recuperados e 48 óbitos, o que torna o país o segundo mais afetado entre os da região ocidental da África.
Por seu lado, a Igreja Católica, fortalecida por seus 46 hospitais e 83 clínicas, também contribuiu com uma doação de 70 mil cedi (equivalente a cerca de 10 mil euros) ao Fundo nacional Covid-19, criado pelo governo para ajudar as vítimas da pandemia.
Ademais, os bispos lançaram um Plano de resposta ao coronavírus com a duração de nove meses, principalmente com o objetivo de apoiar os profissionais de saúde católicos, os idosos e todas as categorias sociais mais vulneráveis.
Vatican News – IP