Numa celebração eucarística presidida pelo Reitor da Universidade Católica de Moçambique (UCM), a missionária Irmã Ana Fontana despediu-se da Instituição que serviu durante os últimos 20 anos.
Rogério Maduca – Radio Pax, Moçambique
De nacionalidade italiana, a Irmã Ana Fontana, pertence à Congregação das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Maria e chegou a Moçambique em 2003. Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, teve lugar na cidade da Beira (centro de Moçambique) a Missa de acção de graças e despedida de Moçambique, depois de 20 anos de serviço.
A celebração eucarística foi presidida pelo Prof. Doutor Pe. Filipe Sungo, Reitor da Universidade Católica de Moçambique, por sinal uma das instituições em que a religiosa serviu durante a sua missão pastoral no país.
Durante a cerimónia, o presidente da celebração destacou a contribuição da Irmã Ana, tendo-se referido a ela como uma intercessora para o bem da humanidade, através da sua presença pastoral, entre outras actividades do âmbito académico.
Na continuidade da sua alocução, o Padre Sungo recordou aos participantes da celebração que, dentro da Universidade Católica, os integrantes devem cultivar e promover os valores de aproximação a Deus, numa sociedade que clama por homens interpelados pela causa divina da salvação.
Na sua intervenção, a religiosa que também foi coordenadora do Centro de Investigação Santo Agostinho – CISA, sublinhou que dentro dos objetivos que levaram ela a Moçambique, ainda há muito por se fazer, salientando que deu o seu melhor na formação dos jovens, como agentes transformadores.
Participaram do evento membros da direção da UCM, com destaque para os Vice-Reitores, assessores e os demais funcionários.
Vale ressaltar que foi em março de 2003 que Irmã Ana Fontana iniciou a sua missão na Universidade Católica de Moçambique, tendo desempenhado as funções de Coordenadora do ano propedêutico na Faculdade de Economia e Gestão, e o Centro de Investigação Santo Agostinho. Este último é o cargo que a religiosa ocupou até à sua despedida, onde proporcionou a abertura de horizontes para a Doutrina Social da Igreja, concretamente na pesquisa com enfoque na cultura da paz.
Irmã Ana Fontana deixa a UCM e Moçambique para desempenhar novas tarefas que lhe foram confiadas pela Congregação, Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Maria.