Estimado Clero e Amados Fiéis,
Saúde e Paz!
Há exatos 66 anos, no dia 01 de fevereiro de 1956, o Papa Pio XII, por meio da Bula Rerum Usu, criava a Diocese de Governador Valadares, desmembrada da Arquidiocese de Diamantina e das Dioceses de Araçuaí e Caratinga. Por isso, é com muita felicidade que comemoramos mais um aniversário desta querida Igreja particular.
Como todo aniversário, o da criação de uma Diocese compreende três momentos. Olhamos primeiramente para o passado, com gratidão a Deus e às pessoas que marcaram a história, recordando alegrias e tristezas, êxitos e fracassos. A seguir, olhamos para o presente, com coragem, para enfrentar os desafios pastorais e administrativos da atualidade, que são muitos. E, por fim, olhamos para o porvir, com confiança em Deus, que nunca nos abandonará nem as obras de Suas mãos.
Devemos ter consciência de que o passado já é história, vivemos o presente. O porvir ainda está por vir e não dá para predizer com certeza o que acontecerá amanhã, mas identificamos tendências e rumos, fazemos planos e assumimos compromissos.
Nesta oportunidade, manifestamos nossa mais sincera gratidão aos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, ministros, agentes pastorais e fiéis, que atuaram e que atuam nesta Igreja Particular, semeando os princípios evangélicos, sendo verdadeiramente sal da terra, luz do mundo e fermento na massa.
Suplicamos para nossa querida Diocese as mais copiosas bênçãos divinas, por intercessão de Santo Antônio, para que “sirvamos sem temor, em santidade e justiça diante de Deus, todos os dias de nossa vida”, para podermos cantar com júbilo os louvores do Senhor!
Parabéns, Diocese de Valadares e fiéis diocesanos, por mais um aniversário!