Desde o seu encontro nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida reflete para o povo brasileiro uma mensagem de esperança e fé.
Os três pescadores, ao encontrarem o corpo e a cabeça da imagem, separadamente, perceberam ali um sinal de Deus; era uma Virgem Maria de cor negra, com bochechas altas e lábios delicados. A partir daí, além da abundância de peixes naquela pescaria, Nossa Senhora Aparecida se tornou um símbolo da fé católica no Brasil.
O dia 12 de outubro vem lembrar a todos os brasileiros que a devoção à Senhora Aparecida está impregnada da certeza da proteção da Mãe de Cristo para minimizar as dores físicas e psíquicas, especialmente nestes tempos sombrios provocados pela pandemia da Covid-19 e pelas diversas crises que afetam toda a humanidade: socioambiental, sanitária, econômica, política, ética, ética.
Que a Senhora Aparecida nos cubra com o seu manto sagrado e interceda por nós em nossas necessidades materiais e espirituais! Amém.