O Clero de Valadares se reuniu na Catedral de Santo Antônio, no dia 09 de fevereiro de 2021, às 19h30, para concelebrar a Missa de 7º Dia em sufrágio da alma do Pe. Nelito, que foi presidida por Dom Antônio Carlos Félix, Bispo diocesano. Participaram da Missa 24 padres, 5 diáconos, 15 seminaristas, duas religiosas e bom número de fiéis, paroquianos e amigos do Pe. Nelito. Pe. Vidal fez a homilia e Pe. Wladmir falou como representante dos presbíteros.
Síntese da Homilia da Missa de 7º Dia em Memória do Pe. Nelito
Catedral de Governador Valadares – 09/02/2021
Senhor Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Félix; senhores padres e diáconos; religiosas e religiosos; leigas e leigos; seminaristas; radiouvintes, telespectadores e internautas; familiares do nosso irmão Pe. Nelito Dornelas, a quem dirigimos os nossos sentimentos. De modo especial, à sua querida mãe, D. Nedi.
“A Covid levou mais um irmão!” Pe. Nelito faleceu no dia 03 de fevereiro, às 22h05, na cidade de Uberlândia (MG), onde se encontrava internado. Recebeu todos os cuidados devidos como nos asseguram testemunhas oculares.
Fiel defensor dos pobres, integralmente comprometido com a luta por justiça, por solidariedade e pela vida. Foi um grande impulsionador das pastorais sociais na Diocese de Governador Valadares, em Minas Gerais e em todo o Brasil. Será sempre lembrado pela grande participação em todas as Romarias pelas águas e pela terra, por sua presença sempre marcante nos encontros de CEBs. Pelo riso fácil, pelo humor sempre presente, a seriedade nas colocações, a capacidade de construção coletiva e de articulação.
Assessor Nacional da CNBB, conduziu com afinco a 5ª Semana Social Brasileira, que teve um relevante papel no debate sobre ‘o Estado que temos e o Estado que queremos’. Foi formador, professor, assessor dos movimentos sociais, presidente da Caritas Diocesana, um profeta da denúncia e do anúncio.
Pe. Nelito Dornelas deixa muita saudade e angústia nos que ficam. Sua morte traz-nos também a indignação contra o negacionismo e a política de morte. Contudo, seu testamento de vida é o espiritual, edificado na espiritualidade de Charles de Foucauld. Fez a síntese dos três pilares próprios desta espiritualidade: ser irmão universal; gritar o Evangelho com a vida; e a caridade expressa no amor de Cristo. O seu legado permanece com testemunho indelével em nosso meio.
Caro irmão, vá ao encontro do Senhor Jesus Cristo, que você confessou como O Cristo! Faça a sua páscoa definitiva. Nossa gratidão, em nome do presbitério da Igreja Particular de Governador Valadares.
Pe. Francisco de Oliveira Vidal