O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e Bispo de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, tiveram um encontro no dia 31 de Agosto findo em que falaram da crise humanitária na Província de Cabo Delgado e das acções da Igreja junto das populações vítimas dessa crise.
Hermínio José – Maputo
Conforme disse D. Luiz, o Presidente da República enalteceu o papel da Igreja Católica e doutros actores sociais, na resposta à crise humanitária que afecta, mormente, a milhares deslocados, devido aos ataques terroristas nos últimos três anos.
Igreja em atendimento psico-social aos deslocados
O Bispo de Pemba refere que contou ao chefe de Estado o que a Igreja católica tem vindo em concreto a fazer, desde que os ataques eclodiram, em finais de 2017. O atendimento psico-social, destaca-se entre as várias acções da Igreja em Cabo Delgado.
O Bispo de Pemba, Dom Luiz Lisboa, fez um resumo do encontro mantido, nesta segunda-feira com o Presidente da República, Filipe Nyusi, cujo pano de fundo foi a crise humanitária que se vive em Cabo Delgado.
De referir que mais de vinte mil pessoas albergadas em centros de acolhimento de deslocados, em Cabo Delgado, vivem uma crise humanitária que se circunscreve na falta de alimentos, vestuários, entre outros bens essenciais. Os ataques terroristas deitaram casas abaixo e forçaram as populações a deixarem suas residências em busca de segurança.