Foram a enterrar, nesta quinta-feira, 07 de Outubro, os restos mortais de Sua Eminência Reverendíssima, Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos, na Sé Catedral de Maputo, falecido no dia 29 de setembro, em Maputo, no leito hospitalar.
Hermínio José – Maputo, Moçambique
As exéquias do Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos foram antecedidas pela Missa de corpo presente, cuja homilia foi proferida pelo Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, e depois seguida por várias mensagens de elogio fúnebre ao primeiro Sacerdote, Bispo e Cardeal moçambicano.
Em mensagem, a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) enaltece os mais nobres valores do Cardeal Dom Alexandre dos Santos.
Papa Francisco enaltece os valores do Cardeal
Por seu turno, o Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica em Moçambique, em nome do Santo Padre o Papa Francisco, deixou a sua mensagem.
“Um Pastor que sempre acompanhou o seu rebanho”, Nyusi
Para o Presidente da República, Filipe Nyusi, a morte do Cardeal Dom Alexandre dos Santos é um momento de tristeza, pela dor, mas também de felicidade, pelos seus feitos ao povo de Deus.
Em acção de graças na Sé Catedral de Maputo, os presentes, desolados, mas firmes, pelo legado deixado pelo Cardeal Dom Alexandre Maria dos Santos, entoavam o cântico no último adeus à sua Eminência.
De referir que as exêquias de Sua Eminência Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos contaram com a presença de altas individualidades como Bispos Católicos, membros do Corpo Diplomático, antigos Chefes de Estado de Moçambique e do actual presidente da República, Filipe Nyusi.