Em 27 de setembro de 2022, dia da publicação da nomeação episcopal de Monsenhor Francisco de Oliveira Vidal para a Diocese de Alagoinhas na Bahia, em Solene Liturgia na Catedral de Santo Antônio, em Governador Valadares, às 19h30, o Bispo Eleito foi apresentado oficialmente ao Clero e a todo o povo como porvir pastor daquela Igreja Particular.
A Santa Missa foi presidida por Dom Antônio Carlos Félix, Bispo Diocesano de Governador Valadares, concelebrada por Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo Diocesano de Caratinga, e por vários padres do clero valadarense. Também estiveram presentes diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente e grande número de fieis leigos.
Em sua homilia, Dom Félix lembrou que o episcopado é uma vocação, um chamado de Deus para uma nova missão exigente que requer confiança n’Aquele que chama, ressaltando a essência do lema episcopal escolhido por Monsenhor Vidal – “Sei em quem coloquei a minha fé” (2Tm 1, 12).
Antes da bênção final, Bernadete Pagani dirigiu uma mensagem a Monsenhor Vidal, em nome dos paroquianos da Catedral Santo Antônio; o Seminarista Eudvanio Dias, em nome do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora; o Diácono João Bosco Barbosa, em nome dos Diáconos Permanentes; e Padre Wladmir Gonçalves, Representante dos Presbíteros, em nome do Presbitério Valadarense.
Em um momento de grande beleza e significado, Dom Emanuel presenteou Monsenhor Vidal com a Cruz de sua Ordenação Episcopal, num gesto que, segundo ele, simboliza a continuidade da paternidade espiritual de Dom José Gonçalves Heleno, que lhe deu essa cruz, por ocasião de sua Ordenação Episcopal. A Cruz peitoral foi colocada em Monsenhor Vidal pela sua mãe, Maria Eterna de Oliveira Vidal, num momento de grande emoção.
Em sua mensagem de agradecimento, Monsenhor Vidal relembrou sua trajetória ministerial na Diocese de Governador Valadares; fez memória dos bispos eméritos já falecidos; agradeceu a Dom Félix pela confiança nele depositada; agradeceu, ainda, aos padres, diáconos, agentes de pastoral, leigos e leigas que com ele caminharam ao longo desses 34 anos de vida sacerdotal.
Monsenhor Vidal convidou a todos para participarem de sua Ordenação Episcopal, a ser celebrada no próximo dia 19 de novembro, às 09h30, na Paróquia da Ilha. E concluiu sua mensagem confiando-se às orações de todos e à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e de Santo Antônio, nesta nova missão que a Igreja de Cristo lhe confia.