A nova igreja está localizada em Korostiv, na Província de Scole, no oeste da Ucrânia, e foi construída ao lado do Centro Salesiano “Domingos Sávio”, normalmente reservado para Exercícios Espirituais.
Vatican News
Com um “presente” realmente muito especial, os salesianos da Ucrânia celebraram em 16 de agosto o 205º aniversário do nascimento do seu fundador, Dom Bosco: a consagração da primeira igreja do país dedicada ao santo piemontês. “A consagração – informa uma nota – foi presidida pelo bispo coadjutor da Eparquia de Sambir-Drogobych da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Grygoriy Komar”.
A felicidade da Congregação é evidente: “É um acontecimento muito significativo – explicam os salesianos – e estamos felizes com isso porque, desta forma, a pedagogia de Dom Bosco e o seu sistema preventivo de educação dos jovens se difundirão mais na sociedade ucraniana. Isso implica que o país deseja um porvir digno para as crianças e os jovens”.
A nova igreja está localizada em Korostiv, na Província de Scole, no oeste da Ucrânia, e foi construída ao lado do Centro Salesiano “Domingos Sávio”, normalmente reservado para Exercícios Espirituais.
Além dos salesianos ucranianos, participaram da cerimônia de consagração representantes das autoridades civis e da população local. “Infelizmente – concluem os filhos de Dom Bosco – devido à pandemia do coronavírus, tivemos que limitar as celebrações”. No entanto, foi preparada um opúsculo informativo sobre a vida e a missão do Santo piemontês, para que o seu carisma seja “cada vez mais conhecido” na Ucrânia.
É relevante destacar que, durante a emergência sanitária de Covid-19, a Visitadoria salesiana da Ucrânia promoveu diversos projetos sociais para fortalecer as medidas anti- contágio e a prevenção do vírus. Em particular, em Lviv, a Paróquia de Maria Auxiliadora e o Centro Juvenil Salesiano iniciaram a produção de máscaras de proteção e lençóis para doar ao hospital municipal e a outros hospitais fora da cidade.
Além disso, foram distribuídos numerosos pacotes de alimentos aos mais necessitados, pobres e solitários. Durante o período da Páscoa, a padaria social da Congregação preparava doces tradicionais em forma de pomba para os soldados que serviam no leste da Ucrânia. Por fim, os jovens foram apoiados pelos “oratórios online” que, nas redes sociais, permitiram uma atividade pastoral constante.
Vatican News Service – IP