A 13ª sessão Plenária da Associação Inter-Regional dos Bispos da África Austral (IMBISA) está em andamento na capital da Namíbia, Windhoek. Os grandes problemas que os jovens da Região enfrentam e o tema da sinodalidade, entre as questões em debate pelos prelados.
Sheila Pires – Radio Veritas, África do Sul
Durante a Plenária de cinco dias, delegados de Angola, Botswana, eSwatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia, São Tomé e Príncipe (in absentia), África do Sul e Zimbabué, vão reflectir sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco aos jovens, Christus vivit.
Sob o tema “Construir em conjunto – Reimaginando o envolvimento da Igreja com os jovens na Região IMBISA”, a Plenária de 22-27 de setembro abordará também questões relativas aos jovens, tais como desemprego, violência, violência baseada no género e outros desafios.
O Bispo Dom Lúcio Andrice Muandula, Presidente cessante da IMBISA e Bispo da Diocese de Xai-Xai em Moçambique, falou ao Vatican News sobre a juventude no contexto da IMBISA. Os jovens devem não apenas viver o presente, mas também pensar no porvir, evitando ser instrumentalizados por vias do terrorismo e outras formas de criminalidade, reiterou o prelado.
A Plenária será igualmente ocasião para a Igreja escutar os jovens e estes escutarem a Igreja, numa autêntica dinâmica de sinodalidade – concluiu Dom Lúcio Muandula.