“… nem cuidando cada um só do que é seu, mas também do que é dos outros. Tende em vós, o mesmo sentimento de Cristo Jesus” (Fl 2,4-5).
Nós, da CNBB Regional Leste 2, estamos em oração e atentos à situação vivida pelas diversas famílias atingidas pelas fortes chuvas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, nos últimos dias.
Nossos irmãos e irmãs, que já sofrem com a seca e com a pandemia da Covid-19, estão passando por mais uma calamidade, e os três fatores associados, com certeza, causarão ainda mais empobrecimento à população dessas regiões.
Como sempre, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes e desmoronamentos de encostas, gerando perda de seus lares e bens materiais.
Temos no nosso Regional, mais de 2 mil famílias desabrigadas e 32 cidades com decretos de emergência, totalizando mais de 25 mil famílias atingidas.
Neste sentido, solicitamos aos governos Federais, Estaduais e Municipais que cuidem do interesse das pessoas atingidas pelas chuvas, com a urgente necessidade de garantir assistência à toda essa população que clama por amparo neste momento de grande sofrimento.
Conclamamos, também, todo o povo de Deus a cuidar destes irmãos e irmãs, realizando ações emergenciais de solidariedade nas suas paróquias e comunidades de fé em favor das famílias desabrigadas que precisam muito de nossa ajuda.
Suplicamos o apoio de cada um e cada uma na campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Caritas Brasileira, que visa a arrecadação de recursos para as milhares de pessoas desabrigadas em Minas Gerais e na Bahia.
Para realizar doações em dinheiro foram disponibilizadas duas contas: Banco do Brasil: Agência 0452-9 – C/C: 50.106-9 e Caixa Econômica Federal: Agência 1041 – Operação 003 – C/C: 1132-1. CNPJ: 33.654.419/0001-16, Caritas Brasileira.
Vivendo o Tempo do Advento com toda a Igreja, na preparação da celebração do Natal do Senhor, exortamos para que os passos sejam firmados, para que gestos de compaixão, proximidade e solidariedade se multipliquem em favor dos que mais precisam, e que o Espírito do Senhor nos conduza para mais um ano de ação evangelizadora em favor da vida de cada pessoa, sobretudo os mais vulneráveis, bem como o cuidado de nossa lar Comum.
Fraternalmente,