Novos seminaristas para as dioceses irlandesas

0

Em sua mensagem para as Vocações no Domingo do Bom Pastor, em 25 de abril passado, o Papa Francisco nos pediu para nos inspirarmos na coragem de São José para dizer ‘sim’ ao Senhor”. O Santo Padre afirmou: “Que ele possa ajudar a todos, especialmente os jovens que estão fazendo o discernimento, a realizar os sonhos de Deus para eles”.

Vatican News

Nove novos estudantes começaram a se preparar ao sacerdócio e serão, portanto, designados para as diversas dioceses irlandesas, somando-se assim aos cerca de 64 seminaristas já presentes. O anúncio é da Conferência Episcopal Irlandesa em seu site.

Estes estudantes estão atualmente passando pelo programa preparatório no Seminário Redemptoris Mater em Dundalk, Arquidiocese de Armagh; no Colégio Real Inglês de Valladolid e no Colégio Real Escocês de Salamanca, na Espanha. Isto eleva a 64 o número total de estudantes para o sacerdócio.

Há quatro etapas da chamada formação sacerdotal inicial, três das quais se realizam em um Seminário Maior. Estas três fases incluem estudos Filosofia, Teologia e pastoral. O propedêutico é uma etapa distinta que se realiza em um seminário reconhecido, aprovado pela Santa Sé e pela respectiva Conferência Episcopal. Ao final deste programa, o seminarista, com a nomeação de seu bispo, se candidata então a um seminário para continuar sua formação em uma diocese irlandesa.

Comentando a entrada dos seminaristas no novo ano acadêmico, Dom Alphonsus Cullinan, presidente do Conselho dos Bispos para as Vocações, afirmou que “embora todos estejamos conscientes dos grandes desafios que a Igreja e a sociedade enfrentam neste momento, também sabemos que Deus Todo-Poderoso está sempre conosco.  Estes dados sobre formação publicados hoje nos oferecem um sinal de esperança”.

Em sua mensagem para as Vocações no Domingo do Bom Pastor, em 25 de abril passado, o Papa Francisco nos pediu para nos inspirarmos na coragem de São José para dizer ‘sim’ ao Senhor”. O Santo Padre – acrescentou o prelado – disse: “Que ele possa ajudar a todos, especialmente os jovens que estão fazendo o discernimento, a realizar os sonhos de Deus para eles”.

Já o coordenador nacional das vocações diocesanas para a Conferência Episcopal, padre Willie Purcell, comentou que “em toda a ilha da Irlanda, o papel que temos como diretores vocacionais é ajudar os jovens a perceber que cada um deles tem um chamado único de Cristo, e nosso objetivo é apoiá-los na resposta a esse chamado, particularmente no caso daqueles que estão discernindo as vocações para o sacerdócio ou para a vida religiosa. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os diretores vocacionais por seu trabalho no acompanhamento daqueles que estão na fase de discernimento”.

Vatican News Service – RB

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui