O Papa a Ieronymos: continuemos juntos neste caminho de fraternidade e paz

0

Visita de cortesia do arcebispo ortodoxo de Atenas a Francisco na Nunciatura Apostólica. Ao final do encontro, com os respectivos séquitos presentes, os dois escreveram breves frases no Livro de Honra. Ieronymos II chamou o Papa de “Santíssimo Irmão de Roma” e o Pontífice agradeceu a ele pela “bondade fraterna, mansidão e paciência”.

Alessandro Di Bussolo – Cidade do Vaticano

Meia hora de encontro na Nunciatura Apostólica de Atenas, a lar do Papa Francisco nos seus dias na Grécia, na presença dos respectivos séquitos na sala. A visita de cortesia do arcebispo ortodoxo de Atenas Sua Beatitude Ieronymos II a Francisco começa às 18h50, hora local, 10 minutos antes do previsto, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé em uma nota e termina às 19h20. Durante o encontro, o Papa e o arcebispo assinam o Livro de Honra, escrevendo frases curtas que testemunham a cordialidade e a proximidade fraterna entre eles.

Ieronymos: obrigado “Santíssimo Irmão de Roma”

 

Em primeiro lugar escreve Ieronymos, referindo-se ao Pontífice como “Santíssimo Irmão de Roma”: “Esta noite, 5 de dezembro de 2021, festa de São Sabas, a minha comitiva e eu viemos agradecer ao Pontífice e Santíssimo Irmão de Roma, Francisco, pela sua visita à Grécia. Saudamo-lo e desejamos-lhe uma boa viagem. O Santo Deus nos abençoe.”

 

O Papa: “O Senhor abençoe nossas duas Igrejas irmãs”

 

Depois é a vez do Papa Francisco, que agradece a “o amado irmão” pela bondade fraterna, mansidão, paciência. Este é o texto: “Com felicidade e paz encontro meu querido irmão Ieronymous II. Agradeço-lhe a sua bondade fraterna, a sua mansidão, a sua paciência. Que o Senhor nos dê a graça de continuarmos juntos neste caminho de fraternidade e paz. Agradeço a Sua Beatitude Ieronymous II por sua generosidade em nos ajudar a caminhar juntos. O Senhor abençoe nossas duas Igrejas irmãs e a Santa Mãe de Deus nos ajude.”

A troca de presentes

 

Por fim, o Papa e seu convidado trocaram presentes. O arcebispo de Atenas deu a Francisco dois volumes, um sobre a dolorosa história dos gregos da Ásia Menor no início do século XX e outro sobre os mortos da revolução grega. Além disso, a pedido de um sacerdote, entregou ao Papa uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus.

O Pontífice, por sua vez, ofereceu a Ieronymos a medalha de viagem e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, a histórica oração na Praça de São Pedro no momento mais dramático da pandemia, elaborado pela Livraria Editora Vaticana.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui