Orientações para um voto consciente

0

A partir dos princípios da Ética e da Doutrina Social da Igreja podem ser estabelecidas orientações e alguns critérios fundamentais para a escolha dos candidatos:

  1. Devemos escolher o candidato após examinar suas ideias, os valores que ele defende e também sua vida pessoal, familiar e profissional; devemos conhecê-lo para saber se é uma pessoa decente, que tem uma história passada de compromisso com os princípios que diz proteger.
  2. Devemos examinar seus projetos e se estes se encontram de acordo com o partido ao qual está filiado; pois, ao escolhermos um candidato, estamos votando não só em sua pessoa, mas também em um partido ou coligação e, no caso da eleição para vereador, estamos ajudando a eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação.
  3. Devemos votar em candidato cujas propostas defendam a dignidade da pessoa e da vida, desde a concepção até a morte, sobretudo dos pobres e indefesos. A defesa da vida deve traduzir-se em projetos que ajudem a construir a Cultura da Paz: através da inclusão social; da proteção das pessoas contra as diversas formas de violência; do cuidado da infância e da adolescência; do combate à prostituição, à pornografia e à exploração do trabalho infantil; da defesa da dignidade e dos direitos dos idosos.
  4. Devemos eleger o candidato comprometido com a questão ecológica e disposto a formular e implementar políticas de desenvolvimento sustentável para o Município que respeitem a natureza, fonte de vida para nós e para as gerações futuras.
  5. Devemos apoiar o candidato comprometido com o respeito ao princípio de subsidiariedade, incentivando, respeitando e estabelecendo parcerias com organizações sociais que promovem o bem público, a inclusão social e a luta contra todas as formas de discriminação.
  6. Devemos escolher o candidato comprometido com a construção de uma sociedade plural, onde os verdadeiros direitos humanos sejam respeitados, o que inclui a defesa da liberdade de educação e a promoção da formação integral do ser humano, inclusive em sua dimensão religiosa.
  7. Devemos votar no candidato comprometido com a luta contra todas as formas de corrupção e de mau uso do dinheiro público, que promova uma campanha eleitoral que não envolva o uso de verbas indevidas e o uso da máquina administrativa.
(4ª Parte do Artigo de Dom Félix sobre Igreja e Política)

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui