A Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, assim como a dos Filhos da Divina Providência, ambas fundadas por Dom Luigi Orione, estão a preparar o 105º aniversário de nascimento do fundador. Iniciada a 23 de Junho deste ano, a preparação vai até 23 de Junho de 2022 e é centrada sobre as vocações.
Dulce Araújo – Cidade do Vaticano
“Só a caridade salvará o mundo” – esta foi a convicção de Dom Luigi Orione, sacerdote italiano que viveu entre os séculos XIX e XX e fundou duas congregações, uma masculina e outra feminina que hoje espalham esse espírito caritativo por vários países e continentes.
A 23 de Junho de 2022 ocorrerão os 105 anos de nascimento de D. Orionte. Para comemorar esta relevante efeméride, as duas congregações decidiram iniciar um ano antes com uma longa preparação destinada a reavivar hoje a atenção que Dom Orione tinha para com as vocações, especialmente a dos pobres – disse em entrevista à rubrica dominical do Programa Português/África da Rádio Vaticano (África.Vozes Femininas) a irmã Rosa Rocha Delgado, Conselheira Geral da Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, mais conhecidas por Orionitas.
A irmã Rosa, caboverdiana, falou também ao programa (em italiano) Afrofonia, em que, para além da apresentação da sua Congregação e da relevante efeméride que estão a preparar, deteve-se também sobre a sua recente viagem a Moçambique, onde abriram uma comunidade, sobre a sua relação com a comunidade caboverdiana em Roma e ainda sobre si própria como religiosa, a caminho do jubileu de prata.