Papa: apostar no cuidado para derrotar a "anticultura" na base das guerras

0

Aos participantes da marcha pela paz Perugia-Assis, Francisco afirmou que cultura do cuidado é a estrada mestra que conduz à paz. E mais uma vez foi implacável com o “escândalo” da compra de armas.

Vatican News

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da marcha pela paz “Perugia-Assis”, que este ano chega à 60° edição.

O tema deste ano é “O cuidado como novo nome da paz”, tema sobre o qual o Papa manifestou seu apreço.

“No fato que em torno do valor do cuidar, em referência aos outros e ao meio ambiente, haja hoje ampla compartilha, podemos reconhecer um positivo sinal dos tempos, que a crise pandêmica contribuiu a fazer emergir.”

A cultura do cuidado, afirmou Francisco, é a estrada mestra que conduz à paz. E mais uma vez foi implacável com o “escândalo” da compra de armas:

“Com efeito, o cuidado é o contrário da indiferença, do descarte, do violar a dignidade do outro, isto é, daquela anticultura que está na base da violência e da guerra. Infelizmente hoje, depois de duas grandes guerras mundiais e de muitas guerras regionais que destruíram povos e países, ainda – e é escandaloso – os Estados gastam enormes quantias de dinheiro para os armamentos, enquanto nas Conferências internacionais se proclama a paz, tirando de fato o olhar para os milhões de irmãos e irmãs que não têm o necessário para viver ou se arrastam numa existência indigna do homem.”

Por isso, conclui o Pontífice, é necessário caminhar na estrada do cuidado: “não uma vez por ano, mas todos os dias, na concretude da vida cotidiana, com a ajuda de Deus que é Pai de todos e de todos cuida, para que aprendamos a viver juntos como irmãos e irmãs”.

O Papa conclui concedendo a sua bênção apostólica, invocando a intercessão de São Francisco de Assis. 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui