Sonhos versus dificuldades

0

Olá! felicidade e paz!
Quais são os sonhos que você pretende realizar em sua vida? Melhor ainda: que sonhos você pretende realizar nas próximas semanas, meses, anos? Perguntando de outra forma: quais são suas intenções para com a própria vida? Quais são seus propósitos?

Os sonhos são importantes, porque fortalecem o sentido da existência e criam um direcionamento para as ações. Em geral, quem sonha (e tem clareza dos caminhos a serem percorridos para realizar os sonhos!) otimiza melhor o tempo; tem mais propósito nas escolhas do cotidiano e apresenta maior disposição para o enfrentamento das adversidades.
Por outro lado, é claro que as dificuldades são reais e muitas vezes desafiam nossa condição de luta; muitas vezes somos surpreendidos por problemas que colocam nossos sonhos contra a parede. Nestes momentos é relevante refletir com cautela para não tomar decisão equivocada. Seguem três dicas para pensar!

A primeira dica é identificar o real impacto causado pela dificuldade no sonho. Há situações que impactam de forma estrutural o sonho e, nestes casos, é sinal de inteligência emocional e intelectual repensar o sonho ou até mesmo substituí-lo por outro. Um exemplo, com o perdão da tragicidade: uma pessoa sonhava fazer uma viagem com um amigo, mas este faleceu antes de realizarem a viagem. Ora, é claro que não adianta continuar sonhando com isso!

A segunda dica é reconhecer que, na maior parte das vezes, as dificuldades não são capazes de inviabilizar o sonho, ainda que gerem importantes avarias ou até mesmo a exigência de reorganizá-lo. A necessidade de adiar a realização de alguma coisa; de incluir alguém que não estava previsto numa programação ou de excluir alguém que estava previsto; de fazer parcialmente algo que estava planejado para ser feito de forma mais ampla, enfim, problemas desta natureza não inviabilizam totalmente a possibilidade de sonhar e realizar o sonho. Às vezes não dá para fazer o perfeito, mas dá para fazer o possível.

A terceira dica é cuidar para não se convencer, sem motivos reais, da necessidade de diminuir ou abandonar o sonho por causa de um problema ou dificuldade. Na verdade, ter um sonho robusto e lutar com todas as forças e recursos para alcançá-lo, é estratégia potente para superação de grandes dificuldades. Muitas vezes o poder destrutivo de um problema é bem menor que parece, mas leva muitas pessoas a se sucumbirem e a desistirem dos sonhos e até da vida.
Se não for possível realizar algum sonho, sonhe outro; se não for possível realizar plenamente, realize parcialmente; se a dificuldade for superável, supere-a com a força de seu sonho.

José Luciano Gabriel. Diácono Permanente da Diocese de Governador Valadares. Advogado. Professor. www.jlgabriel.com.br

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui