Seminários on-line com o objetivo de permitir aos profissionais da salvaguarda de partilharem boas práticas, tanto nas circunstâncias atuais quanto nas “normais”. Em cada webinar, a Conferência Internacional de Salvaguarda, envolvida na formação de quem cuida da proteção de menores, colaborará com vários especialistas do setor para dar início a uma discussão. O primeiro encontro será em 29 de maio.
Gabriella Ceraso/Mariangela Jaguraba – Cidade do Vaticano
A Conferência Internacional de Salvaguarda (International Safeguarding Conference – ISC), que reúne anualmente representantes da Igreja, profissionais e especialistas científicos sobre o tema da proteção de menores para partilhar conhecimentos e melhores práticas, organizou, a partir de 29 de maio, uma nova série de webinars, ou seja, seminários interativos on-line, intitulados “Uma Igreja mais segura”.
Boas práticas e não cortes
A série se concentrará nas maneiras pelas quais os profissionais da salvaguarda respondem às comunidades, em particular às vítimas, reforçando as boas práticas já desenvolvidas, e visando incentivar a Igreja católica e outras organizações confessionais a realizar seus programas de proteção, não obstante a crise prevista depois da pandemia da Covid-19.
“De fato, existe uma preocupação em relação a possíveis cortes nos programas de proteção de menores e adultos vulneráveis, após a crise e as atuais dificuldades econômicas”, disse o padre Hans Zollner, membro do Comitê diretivo da Conferência Internacional de Salvaguarda. “Não podemos considerar os nossos investimentos na segurança de menores da mesma maneira que qualquer outra atividade social e educacional”, afirmou pe. Zollner.
Crise de saúde e crise dos direitos dos menores
Os dados divulgados pela mídia, em tempos de pandemia, indicam um aumento da violência contra as crianças e um aumento de casos de violência doméstica nas últimas semanas. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que a crise de saúde causada pela Covid-19 está rapidamente se transformando numa crise dos direitos dos menores, e os profissionais da salvaguarda expressaram ceticismo e preocupação em relação ao fato de que a lar possa ser um lugar realmente seguro para todos.
O primeiro webinar será realizado em 29 de maio às 15h e será dedicado, segundo o Comitê diretivo da Conferência Internacional de Salvaguarda, a como a Igreja está assumindo a responsabilidade em relação à proteção durante a pandemia e prestará atenção especial à forma como as vítimas estão vivendo este momento difícil.
Em colóquio por um compromisso mais eficaz
Nas palavras de Tina Campbell, outra integrante do Comitê diretivo, a certeza de que, a partir da série on-line, todos os profissionais envolvidos no setor possam ser alcançados por um ensinamento recíproco e um estímulo, através do colóquio, para garantir que a proteção dos menores permaneça “em primeiro lugar na agenda da Igreja”.