Cabo Verde – EU Católica organiza Simpósio sobre Mariologia

0

Arrancou segunda feira, 21 de Agosto na ilha caboverdiana de Santiago o I Simpósio Mariano Internacional. Organizado pela Escola Universitaria Católica (EU Católica), o objectivo é aprofundar diferentes dimensões da figura de Maria na história da humanidade: antropológica, cristológica, eclesiológica e sociológica.

Rádio Nova de Maria – Cabo Verde

São cinco dias, num total de dez conferências. Para estas conferências a EU Católica conta com seis teólogos especialistas em Mariologia, do Brasil, dois de Portugal e, a completar o leque dos conferencistas, dois estudiosos caboverdianos que darão também o seu contributo.

A abertura aconteceu esta 2ª feira, nas instalações da EU Católica, no Seminário de São José na cidade da Praia, ilha de Santiago que no primeiro dia, se tornou pequeno para acolher tantos participantes.

A sessão de abertura contou com o Bispo de Santiago e Cardeal Dom Arlindo Furtado, o Reitor Padre José Eduardo Afonso, o Director Padre Paulo Vaz, membros do governo e muitos convidados de forma presencial e através do site e feacebook da Diocese de Santiago para todo o país e para a diáspora.

Durante o discurso o Padre Paulo Vaz falou do objectivo deste evento internacional e confirmou a relação estreita entre o povo das ilhas e Maria.

Por seu turno o Bispo da Diocese de Santiago considerou ser fundamental a formação dos cristãos no sentido de estarem “à vontade” na transmissão da fé, assim como estão no mundo académico, na política ou noutras esferas da vida.

Trouxe para reflexão a fé do povo de Deus e a metamorfose da sociedade caboverdiana em relação a esta mesma fé. Dom Arlindo fala ainda de que é preciso dar um salto e trabalhar a correlação entre a fé e a cultura, salientando que a fé exige a procura de inteligência.

“O escutar de Maria no Plano de Deus”, tema do primeiro dia que esteve a cargo de José Correia e a segunda conferência subordinada ao tema “Maria na história da Salvação e no projecto de Deus” apresentada pelo padre António Motta, do Brasil.

O I Simpoósio Internacional de Mariologia que termina no dia 25 de Agosto tem como público-alvo os académicos interessados em aprofundar a relação fé e cultura, os investigadores em História da Igreja em Cabo Verde, os estudiosos das dinâmicas interculturais e os leigos que queiram aventurar-se no estudo da Mariologia.

O evento tem como lema: “Pois em Ti está a fonte da vida; graça à Tua luz, vemos a luz” (Sl 36,9).

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui